Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/946
Título: O cooperativismo de crédito: estratégias de fidelização dos cooperados para sustentação do negócio
Autor(es): Limberger, Rômulo Amorim
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Desenvolvimento rural - Sustentabilidade
Fidelização - Estratégias
Data do documento: 16-Jul-2014
Citação: LIMBERGER, Rômulo Amorim. O cooperativismo de crédito: estratégias de fidelização dos cooperados para sustentação do negócio. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Cooperativas podem atuar em diversos segmentos econômicos, apresentando-se como alternativas auxiliares de produtividade e geração de emprego e renda, podendo ser observadas e estudadas em vários aspectos como competitividade, estratégias, inovação e sustentabilidade; focando o meio rural, o Cooperativismo é considerado uma das estratégias para auxiliar os agricultores em melhorias para concorrer no mercado e auxiliar no Desenvolvimento Rural Sustentável. Nesse contexto, o presente artigo teve por objetivo analisar as estratégias de fidelização e ações implementadas pela Cooperativa de Crédito SICOOB com foco no produtor rural visando à manutenção do cooperativismo de crédito em prol do Desenvolvimento Rural Sustentável. O presente estudo é de cunho qualitativo e quantitativo, dividido em dois momentos, além da fundamentação teórica. A primeira fase que ocorreu em abril de dois mil e quatorze, consistiu em levantar as estratégias, ações e entraves para fidelização dos cooperados, por meio de entrevistas aplicadas junto ao conselho administrativo; a segunda fase (junho/2014) consistiu em verificar e medir o nível de satisfação dos cooperados. Quanto aos serviços e produtos oferecidos pela cooperativa, através de um questionário com perguntas avaliativas utilizando a escala de Likert, que foi elaborado a partir dos indicativos levantados pelos membros do conselho. Os resultados apontaram um grande interesse por parte da cooperativa no auxílio do desenvolvimento de seus cooperados; o entendimento de que o crédito rural é de grande importância não apenas para auxiliar na fidelização do cliente, mas também do próprio desenvolvimento do cooperado e da região; os cooperados afirmam que a cooperativa presta um ótimo serviço aos seus cooperados, disponibilizando crédito e juros mais acessíveis e auxiliando no desenvolvimento local, além de possibilitar maior acesso ao mercado, com menor burocracia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/946
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RÔMULO AMORIM.pdf518,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador