Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/949
Título: Custeio sequência na produção de hortaliças produzidas em solo no município de Cacoal/RO
Autores: Cardoso, David João
Palavras-chave: Horticultura - Custos
Plano sequência
Custeio sequência
Horta
Data de publicação: 16-Jul-2014
Citação: CARDOSO, David João. Custeio sequência na produção de hortaliças produzidas em solo no município de Cacoal/RO. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mapear o processo produtivo de hortaliças de um empreendimento rural familiar por plano sequência e em seguida a mensuração do custo de todas elas por meio do Custeio Sequência. Foram desenvolvidos sete planos sequência, sendo um para cada uma das hortaliças produzidas: Alface, Almeirão, Rúcula, Couve, Coentro, Salsa e Cebolinha, nos quais foi possível apurar o custo de cada uma das hortaliças sem a utilização do rateio. Cada plano sequência foi dividido em unidades de ação, sequências e eventos. Os eventos representam a menor e mais detalhada parcela de acumulação dos custos. Sendo assim, o custo foi apurado a partir da tradução do mapeamento de cada fase do processo em eventos mensuráveis tais como: material (insumos, semente e adubo), mão de obra, energia, depreciação e água, apurados pela demanda de consumo horário de cada um destes. Essa pesquisa quanto a sua natureza classifica-se como aplicada, pois envolve verdade e interesse local, e foi realizada em uma horta de propriedade particular no Município de Cacoal/RO. Foi realizada pesquisa bibliográfica no que tange a atividade, o processo e a contabilidade de custos e documental em razão da utilização de documentos publicados por órgãos responsáveis. É também exploratória, pois visa tornar o problema explícito que é o aspecto relacionado ao custo das hortaliças para o produtor rural com o propósito de proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo mais explícito. As fontes primárias foram observação direta nas hortas com vistas ao detalhamento dos planos sequência, e diversas entrevistas não estruturadas para obtenção dos valores relativos ao custo. Após a análise dos resultados obtivemos, a partir de cada plano sequência, o custo total em uma produção de hortaliças em uma horta na cidade de Cacoal/RO. A apuração por meio do Custeio Sequência deu-se a partir do somatório dos eventos e em seguida esse valor foi totalizado por sequência, por Unidade de Ação e por fim no total do Plano Sequência de cada hortaliça. Foi obtido o custo total e esse foi dividido pelo rendimento de cada hortaliça e obtido o custo unitário de cada uma delas. Este resultado poderá servir como base para outros pequenos produtores de hortaliças da cidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Liliane Maria Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERSAO FINAL David.pdf951,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.