Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/950
Título: Controles internos nas instituições financeiras e sua obrigatoriedade imposta pela resolução BACEN 2.554/98
Autor(es): Lopes, Valdemir de Souza
Palavras-chave: Controles internos
Ambiente operacional
Instituições financeiras
Data do documento: 26-Set-2007
Citação: LOPES, Valdemir de Souza. Controles internos nas instituições financeiras e sua obrigatoriedade imposta pela resolução BACEN 2.554/98. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: As instituições financeiras vêm adotando com rigor a função de controle interno, dando-lhe enfoque especial, haja vista, se tratar de uma vantagem competitiva na atual economia globalizada. Além de fator estratégico, o controle interno é fator legal normatizado pela autoridade Supervisora Banco Central - Bacen através da Resolução nº. 2.554/98. Constitui-se uma ferramenta útil no acompanhamento dos negócios fundamentais da organização, desempenhando papel preponderante no acompanhamento dos objetivos operacional e financeiro, e ainda proporciona a salvaguarda do patrimônio da instituição e a melhoria no ambiente operacional, considerando-se que um ambiente operacional forte e consistente é crucial para o atingimento dos resultados buscados por qualquer organização. Desta feita, pretendeu-se com este trabalho abordar a importância dos controles internos na melhoria do ambiente operacional das instituições financeiras bem como discorrer sobre os riscos a que estão expostas nas atividades cotidianas e sua respectiva gestão. Para tanto, foi utilizado o método dedutivo e metodologia de pesquisa bibliográfica, tendo por base os pontos elencados na resolução Bacen nº. 2.554/98, os 13 Princípios emanados do BIS - Bank for International Settlements e as metodologias utilizadas para estruturação de um controle interno eficiente e eficaz. Com base nesses preceitos, pôde-se constatar que os controles internos exercem papel de destaque nas instituições financeiras a nível global, tanto no fortalecimento do ambiente operacional quanto na consecução dos objetivos estratégicos da alta administração, sendo objeto de estudos por diferentes segmentos da sociedade, dada a sua magnitude de atuação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Lúcia Setsuko Ohara Yamada
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/950
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Microsoft Word - ARTIGO SOBRE CONTROLES INTERNOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.pdf411,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador