Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/990
Título: Cooperativismo de crédito como instrumento de organização e crescimento socioeconômico: um estudo de caso na Medicicredi
Autor(es): Silva, Susana Fernandes da
Palavras-chave: Cooperativismo
Crédito
Desenvolvimento socioeconômico
Data do documento: 2008
Citação: SILVA, Susana Fernandes da. Cooperativismo de crédito como instrumento de organização e crescimento socioeconômico: um estudo de caso na Medicicredi. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Esta pesquisa apresenta o cooperativismo de crédito como instrumento de organização e crescimento socioeconômico da localidade em que está presente. Nele, contempla com pesquisas bibliográficas, em livros, sites, periódicos e legislação específica, os conceitos, princípios, histórico, aspectos legais e importância social do cooperativismo de crédito. Desde sua criação, em 1848 no município de Flammersfeld, Alemanha, o cooperativismo de crédito guarda relação direta com a minimização do desequilíbrio da distribuição de renda e da alocação de riquezas, pois é estratégico para a democratização do crédito com a retenção e aplicação dos recursos no próprio município. Para confronto com a teoria apresentada, a pesquisa envolveu um estudo de caso na Cooperativa de Crédito Rural de Presidente Médici Ltda – MEDICICREDI, com investigação sobre a destinação dos fundos sociais, por meio de verificação nos relatórios de gestão fornecidos pelo conselho de administração, e, aplicação de questionário a uma amostra de 28,4% de cooperados, selecionada por conveniência, no período de abril de 2008, para constatação do que se propunha. Os resultados respondem positivamente ao que se questiona, concluindo que a cooperativa de crédito contribui com o desenvolvimento socioeconômico de onde está inserida, ressalvado que não no percentual esperado, pois ainda tem-se muito a incrementar em sua linha de trabalho para melhor contribuir.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Wellington Silva Porto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/990
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC SUSANA FERNANDES.pdf210,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador