Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1022
Título: Reinserção profissional de ex-dependentes químicos no mercado de trabalho do município de Cacoal - Rondônia
Autor(es): Souza, Fernanda Ribeiro de
Palavras-chave: Reinserção profissional
Mercado de trabalho
Ex-dependente químico
Data do documento: 2014
Citação: SOUZA, Fernanda Ribeiro de. Reinserção profissional de ex-dependentes químicos no mercado de trabalho do município de Cacoal - Rondônia . 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A reinserção profissional é a fase do tratamento de dependência química que visa reintegrar o indivíduo a atividade profissional, desta forma este artigo tem como objetivo analisar a reinserção profissional dos ex-dependentes químicos no mercado de trabalho do município de Cacoal – Rondônia. A pesquisa apresenta método dedutivo, com tipo de pesquisa exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados foram à pesquisa bibliográfica e entrevista estruturada aplicada aos ex-dependentes químicos em processo de reinserção e as empresas do município. Os principais resultados demonstram haver mercado para os ex-dependentes químicos, considerando suas competências e habilidades pessoais e profissionais, entretanto, apresentou-se alguns casos de discriminação por parte das empresas, expostos em diversas situações. Do foro das empresas a dependência química é levada em consideração em processo de seleção, onde estas procuram não discriminar o funcionário com dependência, mas repudiam comportamentos ruins no local de trabalho. Entende-se que os empresários são levados a considerar a dependência química a partir de suas experiências, ou seja, o funcionário que fere sua imagem por comportamentos ruins devido ao vício não terá aceitação pela empresa; portanto, o indivíduo terá que demonstrar que realmente mudou seu objetivo de vida. Sugere-se que no processo de seleção os empresários levem em consideração apenas as competências e habilidades do indivíduo e não seu passado de dependência, facilitando assim seu processo de reinserção no mercado de trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1022
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Fernanda Ribeiro de Souza.pdf616,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador