Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1029
Título: A influência do comportamento humano no clima organizacional na Escola José Rosales dos Santos localizada em Nova Estrela- RO
Autor(es): Possmoser, Janine
Palavras-chave: Clima organizacional
Comportamento humano
Cultura organizacional
Data do documento: 2-Dez-2014
Citação: POSSMOSER, Janine. A influência do comportamento humano no clima organizacional na Escola José Rosales dos Santos localizada em Nova Estrela- RO. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: As pessoas representam o sistema social das organizações. Elas formam grupos e equipes para fazerem o trabalho. Sem elas as organizações simplesmente não existiriam. O presente estudo tem por objetivo geral analisar como o clima organizacional influencia o comportamento humano na Escola Estadual José Rosales dos Santos; objetivos específicos: estudar os aspectos teóricos sobre o clima organizacional; identificar as variáveis que interferem no clima organizacional, analisar como está o clima organizacional da escola e verificar como o comportamento humano é afetado pelas variáveis do clima organizacional. A pesquisa foi descritiva, exploratória com estudo de caso e pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e o método indutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram à bibliográfica, e um questionário com 23 questões utilizando a escala de Likert, além de observação não participante. A escola pesquisada fica localizada no distrito de Nova Estrela pertencente ao município de Rolim de Moura, trabalham 35 funcionários onde 31 fizeram parte da pesquisa, com cerca de 220 alunos. Procurou analisar o clima organizacional e o comportamento humano utilizando as variáveis: comunicação, motivação / satisfação, valorização, relacionamento interpessoal / trabalho em equipe, condições físicas do trabalho e imagem / reputação da escola. Conclui se que o clima desta instituição de ensino é satisfatório recomenda-se para pesquisas futuras aplicar o questionário por setor, acrescentar outros fatores como, por exemplo, o externo e analisar outras escolas estaduais, a fim de fazer um estudo comparativo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1029
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa janine.pdf15,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO.pdf438,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXOS.pdf275,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador