Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1087
Title: A materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES para estudantes de graduação da UNIR/ Ji-Paraná/RO
Authors: Loeblin, Elaine Lucio
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
Keywords: Universidade Pública
Ensino Superior
Assistência Estudantil / PNAES
Issue Date: 2015
Citation: LOEBLIN, Elaine Lucio. A materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES para estudantes de graduação da UNIR/ Ji-Paraná/RO. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 153p. Porto Velho, 2015.
Abstract: O presente estudo tem como foco a materialização do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) na UNIR, Ji-Paraná, localizado na região central de RO. Alargando os horizontes da pesquisa e direcionando o olhar para as literaturas revisadas é possível perceber que o PNAES está inserido no cenário contemporâneo que tem como marca as relações de trabalho na era da reestruturação produtiva, política neoliberal como legitimadora do ideário burguês e suas fortes interferências nas diversas políticas públicas, em especial a educacional. O PNAES foi legitimado em 2010 diante da conjuntura de retrocesso dos direitos sociais, porém o mesmo também é parte das estratégias dos organismos multilaterais em especial o Banco Mundial para a educação no Brasil. A pesquisa em questão tem natureza bibliográfica, documental e de campo, com análise teórico-empírica sob a luz do materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciam que Ações envolvendo assistência estudantil destinada aos estudantes em situação socioeconômica vulnerável na UNIR, é recente e no caso do campus Ji-Paraná, a pesquisa somente identificou seu início a partir da aprovação e implementação do PNAES por meio da portaria 39/2007 do MEC. Os dados evidenciam ainda que se tratando de matrículas trancadas (evasão) dos estudantes envolvidos na pesquisa, representa 5,5% da amostra, porém o insucesso acadêmico (débito de disciplinas, referente ao período do curso que se encontra matriculado) é de 53%. A pesquisa identificou também que a compreensão de estudantes e servidores que fazem parte da amostragem dos dados a AE na UNIR, tem características de política focalizada, seletista e tem como estratégia garantir os mínimos necessários para suprir as despesas acadêmicas dos estudantes beneficiados e em situação socioeconômica vulnerável. No que se refere à compreensão dos servidores e discentes sobre evasão ou retenção, os dados demonstram que são resultantes de múltiplos fatores. Outra evidência dos dados é que o PNAES na UNIR Ji-Paraná possui vários limites e desafios, dentre eles o de tornar-se política universalista no âmbito do desenvolvimento das ações e nas vagas ofertadas, buscando superar o seu caráter atual de ―bolsificação‖, além da necessidade urgente de monitoramento/acompanhamento e autonomia de gestão no campus.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1087
Appears in Collections:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine L. Loeblin_A materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.