Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115
Título: Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
Autor(es): 
Santos, Vera Lúcia Andrade dos
Palavras-chave: Pré-escola
Lei 12.796
Educação
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Vera Lúcia Andrade dos. Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796. 2016, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: A atual transformação social ao qual sociedade contemporânea está inserida faz com que a educação se atualize constantemente, por isso, leis que regem essa educação são alteradas buscando atender uma necessidade atual. Partindo desta perspectiva o presente estudo busca aprofundar a reflexão sobre a Pré-escola e sua especificidade. Objetiva-se com a pesquisa verificar o funcionamento e contribuição da pré-escola para o desenvolvimento da criança, para tanto, faz-se uma discussão sobre a Pré-escola e a Lei 12.796, seus rumos sob um viés social e crítico. Para tanto, em busca de atingir os objetivos utilizou como fonte de conhecimento a pesquisa bibliográfica e a de campo. Sendo que para a primeira utilizou-se algumas literaturas que tratam sobre o assunto, entre os autores utilizados destacam-se: Saviani (1999), Nicolau (1990; 1995), Drouet (1990), Brasil (1998;1988), Freire (1979), entre outros, as fontes bibliográficas variam de livros, revistas, artigos, dissertações e teses. Já a pesquisa de campo foi realizada com 8 professores e 6 pais, ambos investigados são responsáveis por alunos matriculados em turmas da pré-escola de duas escolas do município de Ariquemes – RO, vale ressaltar que uma escola é da rede pública e uma da rede privada. Através das pesquisas foi possível identificar anseios e dificuldades da pré-escola frente ao desafio de ofertar o ensino Pré-escolar a todas as crianças que estão dentro da idade recomendada. O trabalho não foi uma tarefa fácil, mas vale destacar que este é de suma importânc ia para compreender as transformações que vem ocorrendo na educação, podendo desta forma contribuir para a reflexão sobre a necessidade de atentar-se para as políticas voltadas a Educação Infantil, compreendendo a educação como um todo e que todos os sujeitos são de alguma forma impactados com as consequências desse ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Eliete Zanelato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA LUCIA ANDRADE DOS SANTOS.pdfArtigo principal1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.