Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1119
Título: A literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem da leitura
Autor(es): 
Melo, Fernanda de
Palavras-chave: Escrita
Leitura
Hábito de ler
Data do documento: 2016
Citação: Melo, Fernanda de A literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem da leitura. 2016, 72 f. : il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: presente estudo versa sobre a literatura infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem na aquisição da leitura. Tendo como objetivo central analisar como acontece o modo de abordagem da literatura infantil por professores alfabetizadores da cidade de Ariquemes. A leitura sempre foi e sempre será ato de grande importância para o aprendizado em todas as fases educacionais, sobretudo durante o processo de alfabetização, pois como indicam Magda Soares, Regina Zilberman, e outros renomados autores quando a criança ouve alguém ler pra ela é, também, uma forma de ler. É sabido por todos que a cada dia criar o hábito da leitura nos pequenos tem se tornado um desafio maior, pois as crianças, já muito novas, têm contato com recursos tecnológicos, como a televisão, o computador e a internet, munidos de sons, imagens e movimentos, isso faz com que o livro se torne obsoleto e deixado em segunda opção. Contudo, é preciso incentivar e motivar os infantes a desenvolverem o gosto pela leitura e através da literatura infantil se constitui um veículo de manifestação da cultura e de ideologias. Isso porque a leitura leva o sujeito à reflexão, uma vez que, proporciona momentos em que o leitor deixa o real e vive o imaginário e deste contemple o seu mundo real, pois o imaginário fala de seu mundo com suas dificuldades e soluções, ajudando-o a conhecê-lo melhor. Logo, discutir a importância de se introduzir as crianças no universo da literatura induzindo-as ao gosto pela leitura se faz tarefa de grande relevância aos profissionais da educação. As principais teorias e fundamentos empregados nesta pesquisa permitiram dizer que, embora a leitura seja um dos meios fundamentais pelos quais o desenvolvimento da criança pode se constituir, falta à escola um trabalho mais consistente e laborioso, no que diz respeito ao incentivo da leitura como uma via importante para inserção do aluno no universo do letramento, e, tal via, se propaga pelas veredas da literatura.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(o) Dr. Idone Bringhenti.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1119
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melo, Fernanda de.pdfArtigo principal1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.