Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1155
Título: Percepção de liderança: estudo multicasos das papelarias do centro comercial de Cacoal - RO
Autor(es): Cruz, Francielle Fernandes da
Palavras-chave: Liderança
Líder
Motivação
Data do documento: 7-Dez-2011
Citação: CRUZ, Francielle Fernandes da. Percepção de liderança: estudo multicasos das papelarias do centro comercial de Cacoal - RO. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O presente estudo objetivou apontar a relevância sobre questões relacionadas à liderança, destacando os principais papéis do líder na empresa e verificando o comportamento dos mesmos nas micro e pequenas empresas estudadas. Para realização do estudo foi utilizado o método de pesquisa exploratória e explicativa fenomenológica com os dados recolhidos através de questionários, os quais permitiram analisar as questões correlacionadas sobre a liderança e suas influências na formação e composição do grupo. Participaram deste estudo líderes formais de ambos os sexos de seis micros e pequenas empresas do ramo de papelaria situadas no centro comercial da cidade de Cacoal. Através da análise dos dados evidenciou-se o perfil dos gerentes, quanto à liderança. Os resultados apontaram que as empresas se dividem entre o estilo de liderança democrático e autocrático. Portanto, observou-se que neste segmento de empresa não se constata uma única forma de liderar, exigindo assim a adaptação do líder a cada situação, desta forma sugeriu-se aos mesmos que estivessem buscando sempre novos métodos de atualização frente à competitividade atual do mundo globalizado. E, nesse processo, todo líder é o orientador e facilitador, que deve motivar sempre a equipe, valorizando o ser humano, ouvindo sugestões, proporcionando capacitação, delegando competências, eliminando o medo, removendo as barreiras e reconhecendo o esforço e o trabalho da equipe, levando em conta que as pessoas são as matérias-primas mais importantes nas organizações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Diogo Gonzaga Torres Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1155
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELLE FERNANDES DA CRUZ.pdf715,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador