Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, José Assis Gomes de-
dc.date.accessioned2016-09-30T19:48:37Z-
dc.date.available2016-09-30T19:48:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBRITO, José Assis Gomes de.Experimentos de Química: uma alternativa pedagógica para o ensino médio na EJA. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1207-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo verificar as principais dificuldades de ensino e aprendizagem nos conteúdos de Química apresentadas pelos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia da pesquisa teve como base epistemológica a pesquisa-ação, que foi desenvolvida em colaboração com uma turma do terceiro ano do ensino médio na educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Urupá. Contou também com a participação de estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituído Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), do Município de Ji-Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observação participante. Como sujeitos da pesquisa participaram treze alunos do terceiro ano do ensino médio na modalidade EJA e a professora da disciplina de Química na turma. Através dos resultados foi possível identificar as principais dificuldades ensino e aprendizagem, e, nesta etapa da formação, desenvolver uma análise para a construção de um plano de ação pedagógica com a aplicação de experimentos de Química utilizando materiais alternativos. A análise dos dados demonstra que a metodologia utilizada se revelou adequada para a contextualização dos conteúdos, despertando nos educandos maior motivação e interesse pela disciplina, refletindo na melhoria significativa do aprendizado e no melhor rendimento da turma. Com base nos resultados foi confeccionado um caderno pedagógico de experimentos de Química com materiais alternativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-09-30T19:46:33Z No. of bitstreams: 1 José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf: 2515554 bytes, checksum: 17ea9ac5cf926c381ce0a0b82be66a46 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-09-30T19:47:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf: 2515554 bytes, checksum: 17ea9ac5cf926c381ce0a0b82be66a46 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-09-30T19:47:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf: 2515554 bytes, checksum: 17ea9ac5cf926c381ce0a0b82be66a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-30T19:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf: 2515554 bytes, checksum: 17ea9ac5cf926c381ce0a0b82be66a46 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectCaderno pedagógicopt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectMaterial alternativopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleExperimentos de Química: uma alternativa pedagógica para o ensino médio na EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José A.G. Brito_Experimentos de Química.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CADERNO PEDAGÓGICO.pdf20,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.