Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1300
Título: Análise discursiva de filmes baseados no clássico da literatura infantil “Branca de Neve e os sete anões”.
Autor(es): 
Araujo, Joelma Alves
Palavras-chave: Análise do discurso
Literatura infantil
Representações imaginárias
Data do documento: 2016
Citação: ARAUJO, Joelma Alves. Análise discursiva de filmes baseados no clássico da literatura infantil “Branca de Neve e os sete anões” . 2016, 58.
Resumo: O presente estudo teve como temática os filmes “clássicos da Literatura Infantil”. O objetivo central que norteou este trabalho consistiu em analisar os modos de representação imaginária da mulher em dois filmes baseados na literatura infantil Branca de Neve e os Sete Anões. Um deles é o filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, criação do cineasta norte-americano Walt Disney, na década de 30, e o outro, “Deu a louca na Branca de Neve”, do cineasta americano Steve E. Gordon, produzido e circulado nos anos de 2009 em diante. Para a análise, apoiamo-nos na Análise de Discurso francesa e brasileira (ORLANDI, 1999; 2000; 2001; 2002), (MOTA, 2010) entre outros. Diante disso, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo conjuntamente. A primeira permitiu a compreender a maneira como, ao longo da história da humanidade, o cinema e a literatura vêm conquistando seu espaço. Podemos também compreender o modo como a Mulher é vista socialmente desde primórdio da sua existência até os moldes que temos atualmente. Partindo do pressuposto, buscamos saber como as instituições Família, relacionamento amoroso, trabalho e o gênero Mulher são representadas nessas versões. Dessa maneira, a pesquisa de campo consistiu apenas na coleta de dados observatório a fim de compreender com qual frequência os filmes são utilizados em sala de aula. A mesma possibilitou-nos compreende os pós e os contras desse mecanismo. Vale dizer que tais informações foram coletadas através de observação de aulas de professores entre agosto de 2015 a maio de 2016. Analisando as imagens selecionadas dos referidos filmes, concluímos que ambas as materialidades fílmicas, longe de serem transparentes, objetivas e isentas de ideologia, carregam e reforçam traços importantes sobre questões referentes à mulher, à família e ao trabalho caros à época em que cada qual foi produzido.
Descrição: Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. Esp. Maria Norma Souza Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1300
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO, J. A..pdfArtigo principal1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.