Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1369
Título: Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico
Autor(es): Milani, Vanessa
Palavras-chave: Psicologia escolar crítica
Queixa escolar
Escola
Psicóloga
Data do documento: 2011
Citação: MILANI, V. Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: A presente pesquisa visa abordar e compreender de uma forma dialética a sistemática do processo de organização escolar, a partir dos retornos dos encaminhamentos de alunos com queixa escolar para acompanhamento psicológico. Para tanto, foi fomentada pesquisa de campo propriamente em 09 instituições educacionais públicas de nível fundamental do Município de Ariquemes, visando assim vivenciar a dinâmica escolar construída histórica e socialmente, inclusive da queixa escolar. Mediante as pesquisas de campo elucidadas e a articulação com as teorizações existentes sobre a temática de estudo em foco, foi perceptível reconhecer a ineficácia da estruturação organizacional/pedagógica das instituições analisadas, a partir dos retornos dos atendimentos psicológicos de queixas escolares de alunos que foram encaminhados, uma vez que a escola não cria e recria espaços para a discussão sobre a queixa escolar e muito menos acompanhamento dos alunos que recebem o retorno da psicóloga. O fomento desta pesquisa, torna-se pertinente e significante, no sentido de despertar a consciência da necessidade de criação de um espaço de diálogo horizontal sobre os dados que foram colhidos e tudo o que foi percebido sobre a ação/inércia da escola em relação à queixa escolar.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Vanessa Aparecida Alves de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1369
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Milani_Queixa escolar.pdf423,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.