Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1405
Título: A sustentabilidade nas instituições de ensino superior presenciais: um estudo no município de Cacoal - RO
Autor(es): Dulci, Angela Maria
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Instituições de ensino superior
Data do documento: Dez-2016
Citação: DULCI, Angela Maria. A sustentabilidade nas instituições de ensino superior presenciais: um estudo no município de Cacoal - RO. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As ações realizadas com vistas a preservação ambiental são denominadas de Sustentabilidade. O conjunto dessas práticas considerando o lado social, ambiental e econômico perante a sociedade resultam no Desenvolvimento Sustentável. As Instituições de Ensino Superior exercem influência na formação de seus alunos e chamam para si a responsabilidade de ensinar abordando conteúdos ambientais. Objetivou-se com esta pesquisa apontar quais os procedimentos das Instituições de Ensino Superior do município de Cacoal- RO que denotam as ações praticadas no que tange a Sustentabilidade, haja vista a necessidade de se conhecer as práticas sustentáveis e o incentivo ao desenvolvimento sustentável nas referidas instituições no município, uma vez que estas fomentam a economia local, geram forte movimentação financeira na cidade e contribuem para a formação de futuros profissionais. O levantamento inicial das instituições ocorreu por meio do site do Ministério da Educação e após efetuou-se entrevista com os gestores das IES. Por fim, os dados obtidos foram analisados e confrontados utilizando-se figuras com o auxílio de recursos do Microsoft Word. Voltando-se para as práticas de sustentabilidade desenvolvidas dentro das instituições, é notório que a muito o que fazer, pois as atuais práticas são simples perto do que pode ser feito pelo meio ambiente como um todo. A partir das contribuições dessa pesquisa, verifica-se que o assunto não se esgota e outros trabalhos podem ser aplicados, no sentido de alertar instituições sobre os prejuízos causados ao meio ambiente com a falta de ações e gestão sustentáveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Eleonice de Fátima Dal Magro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1405
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf843,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador