Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos | - |
dc.contributor.author | Velanga,Carmen Tereza | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T21:12:19Z | - |
dc.date.available | 2017-03-03T21:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS,Jusiany Pereira da Cunha dos.Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO.2014. 165f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é identificar a formação inicial e continuada dos docentes no período de 2009 a 2012, que atuam junto a alunos surdos na rede pública municipal de Ji-Paraná-RO, do ponto de vista de seus atores: Gerente da Educação Especial, dez professores das Salas Regulares; três professores das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e dois instrutores surdos. Para a construção deste estudo utilizou-se de teóricos como: Damázio (2007), Lopes (2007), Lacerda e Lodi (2010), Lacerda (2010), Mazzotta (2001), Mendes (2010) e Strobel (2008), entre outros, bem como a legislação pertinente em vigor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, baseado nos estudos de Minayo (2012) e Ludke (1986). Os instrumentos de coleta de dados foram: leitura analítica e fichamentos, análise de documentos na Secretaria de Educação, aplicação de questionários junto aos participantes e observação do espaço escolar. Os resultados se pautaram nas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais responsáveis pelos educandos surdos e demonstram que, no período indicado, os docentes participaram de diversas capacitações em serviço na área de educação inclusiva, dentre outras. Os dados apontam que: a) há falta de profissionais nas escolas e nas salas de recursos para atuarem com alunos surdos; b) há necessidade de capacitações continuadas aos profissionais das salas regulares e do professor da sala do AEE, de encontros dinâmicos e periódicos com os familiares, para avanço na aquisição de conhecimento, bem como atenção ao campo afetivo e social do surdo que oportunize a inclusão destes no espaço escolar. Estes dois contextos formativos, a sala regular e a SRM, apresentam diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre o atendimento escolar, considerando a precariedade da formação inicial e continuada, das políticas públicas direcionadas à formação docente e à necessidade de envolvimento da família e esclarecimento, à sociedade, quanto à promoção da inclusão no contexto educacional das pessoas surdas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-03T19:18:51Z No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-03T21:11:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-03T21:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Adequações curriculares | pt_BR |
dc.title | Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.