Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jusiany Pereira da Cunha dos-
dc.contributor.authorVelanga,Carmen Tereza-
dc.date.accessioned2017-03-03T21:12:19Z-
dc.date.available2017-03-03T21:12:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS,Jusiany Pereira da Cunha dos.Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO.2014. 165f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é identificar a formação inicial e continuada dos docentes no período de 2009 a 2012, que atuam junto a alunos surdos na rede pública municipal de Ji-Paraná-RO, do ponto de vista de seus atores: Gerente da Educação Especial, dez professores das Salas Regulares; três professores das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e dois instrutores surdos. Para a construção deste estudo utilizou-se de teóricos como: Damázio (2007), Lopes (2007), Lacerda e Lodi (2010), Lacerda (2010), Mazzotta (2001), Mendes (2010) e Strobel (2008), entre outros, bem como a legislação pertinente em vigor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, baseado nos estudos de Minayo (2012) e Ludke (1986). Os instrumentos de coleta de dados foram: leitura analítica e fichamentos, análise de documentos na Secretaria de Educação, aplicação de questionários junto aos participantes e observação do espaço escolar. Os resultados se pautaram nas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais responsáveis pelos educandos surdos e demonstram que, no período indicado, os docentes participaram de diversas capacitações em serviço na área de educação inclusiva, dentre outras. Os dados apontam que: a) há falta de profissionais nas escolas e nas salas de recursos para atuarem com alunos surdos; b) há necessidade de capacitações continuadas aos profissionais das salas regulares e do professor da sala do AEE, de encontros dinâmicos e periódicos com os familiares, para avanço na aquisição de conhecimento, bem como atenção ao campo afetivo e social do surdo que oportunize a inclusão destes no espaço escolar. Estes dois contextos formativos, a sala regular e a SRM, apresentam diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre o atendimento escolar, considerando a precariedade da formação inicial e continuada, das políticas públicas direcionadas à formação docente e à necessidade de envolvimento da família e esclarecimento, à sociedade, quanto à promoção da inclusão no contexto educacional das pessoas surdas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-03T19:18:51Z No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-03T21:11:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-03T21:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf: 5472960 bytes, checksum: 53f49ee16427e8c0083448f1fd425464 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInclusão de alunos surdospt_BR
dc.subjectAdequações curricularespt_BR
dc.titleOs desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf5,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.