Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1464
Título: Estratégia de comunicação em marketing das sorveterias de Cacoal/RO
Autor(es): Selvátici, Gabriela Fávero
Palavras-chave: Marketing
Estratégias - Comunicação - Marketing
Sorveterias
Data do documento: 6-Dez-2016
Citação: SELVÁTICI, Gabriela Fávero. Estratégia de comunicação em marketing das sorveterias de Cacoal/RO. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar as estratégias de comunicação em marketing das sorveterias do bairro Centro de Cacoal-RO, bem como a percepção dos clientes e a satisfação dos gestores das empresas acerca do tema. Aborda novos conceitos relativos ao marketing, em especial, os 4 P’s: Pessoas, Processos, Programas e Performance, englobando assim todos os setores da empresa, transformando o marketing em uma espécie de filosofia a ser seguida. Apresenta ainda explicações sobre o mix de comunicação integrada de marketing, que consiste em diversos métodos para divulgar as empresas e de como cativar e atrair clientes. O artigo utiliza pesquisa do tipo descritiva, fundamentada no método dedutivo e com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada com 7 (sete) sorveterias e 322 (trezentos e vinte e dois) clientes. Ao final, percebeu-se que as estratégias de marketing mais utilizadas pelas sorveterias estão relacionadas ao mix de comunicação, assim como verificou-se um conhecimento empírico sobre o assunto, o que causou contradições nos resultados da pesquisa. Restou evidente preocupação da maior parte dos participantes em relação ao marketing, considerando-o necessário, especialmente diante da grande concorrência existente. Concluiu-se que tais estratégias são fundamentais mesmo para ramos antes pouco envolvidos com atividades de nesse setor, mas que com a concorrência são forçados a buscar um diferencial e implementar seu marketing.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lucélia Largura do Vale
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1464
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIELA FÁVERO SELVÁTICI.pdf743,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador