Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1465
Título: A execução provisória da sentença penal condenatória em face do princípio da presunção da inocência
Autor(es): Moura, Janaira Lopes
Palavras-chave: Processo penal
Presunção de inocência
Direitos humanos
Sistema penal
Data do documento: Dez-2016
Citação: LOPES, Janaira Lopes. A execução provisória da sentença penal condenatória em face do princípio da presunção da inocência. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo verificar se a execução provisória de sentença penal condenatória é compatível com o princípio da presunção de inocência, elencado no art. 5º, LVII, da Constituição Federal de 1988. Inicialmente, interpreta-se o princípio da presunção de inocência, observando seus efeitos, sua evolução histórica e como este é tratado em outros países. Estuda-se a execução penal e o início de cumprimento de pena, como previstos na Lei de Execução Penal e os requisitos da prisão antes do trânsito em julgado. Por fim, é feita uma análise do posicionamento da doutrina e dos Ministros da Suprema Corte sobre o desrespeito aos direitos individuais de proteção contra o poder abusivo do Estado em face da garantia da ordem pública e de um sistema punitivo efetivo, evitando o sentimento de impunidade gerado por uma sociedade tomada pela criminalidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Antônio Paulo dos Santos Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1465
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAIRA LOPES MOURA.pdf494,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador