Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1516
Título: A reforma agrária para democratização do acesso à terra
Autor(es): Santos, Gilberto Alves dos
Palavras-chave: Concentração fundiária
Função social
Sem-terra
Reforma agrária
Data do documento: 2007
Citação: SANTOS, Gilberto Alves dos. A reforma agrária para democratização do acesso à terra. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O Brasil possui um dos maiores índices de concentração da propriedade rural. A concentração da terra associada à modernização da agricultura agravou as contradições sociais no meio rural, com o aumento da pobreza e da exclusão social, ocasionando o êxodo rural. A falta de políticas públicas eficazes voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e a transferência de recursos públicos ao latifúndio, leva os trabalhadores rurais sem terra a intensificar, por meio dos movimentos sociais, o debate sobre a necessidade de uma verdadeira e ampla reforma agrária capaz de romper com essa estrutura agrária arcaica. Por outro lado, a elite latifundiária detentora do poder político e econômico, utilizando-se do aparato estatal e da violência, reprime a luta dos trabalhadores rurais, intensificando os conflitos agrários que na maioria das vezes, resultam no massacre de trabalhadores. O tratamento jurídico dispensado às questões agrárias centrados na concepção absolutista e individualista do direito de propriedade, vem se mostrado ultrapassado face à gravidade dos conflitos coletivos pela posse da terra. A propriedade rural deve cumprir sua função social, sem a qual não merece proteção jurídica, portanto, suscetível de desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, conforme os ditames constitucionais. Apesar da reforma agrária ser tida, tanto pelo Estado, quanto pela sociedade, como imperativo para o desenvolvimento e para a consolidação da democracia, a realidade mostra que sua efetivação é um grande desafio. Além de mudanças no âmbito jurídico, é preciso repensar a forma como está sendo executada a Política de Reforma Agrária, para que a mesma possa ser mais efetiva no combate à pobreza e contribuir de fato para a construção da cidadania no meio rural.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª M.ª Isabela Esteves Cury Coutinho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1516
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA GILBERTO.pdf254,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador