Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1517
Título: A água como bem ambiental dotado de valor econômico: análise a luz da Lei 9.433/97
Autor(es): Santana, Eudes Neves da Silva
Palavras-chave: Direito ambiental
Água
Bem econômico
Cobrança
Data do documento: 2007
Citação: SANTANA, Eudes Neves da Silva. A água como bem ambiental dotado de valor econômico: análise a luz da Lei 9.433/97. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: A água é um recurso natural valioso e um dos mais importantes componentes do meio ambiente e essencial à vida em todas as suas formas. Desde os primórdios da história da Humanidade exerce um papel fundamental na vida dos seres humanos. A monografia começa descrevendo as primeiras ligações do homem com a água e o Meio Ambiente na Antiguidade, demonstra a disponibilidade hídrica de água doce no Brasil e no Mundo, bem como as principais causas que levaram ao escasseamento hoje vivenciado. Traz a perspectiva de proteção assegurada ao Meio Ambiente em nível constitucional, consagrado no Brasil pelos ideais do Estado Democrático de Direito, erigido com a ordem constituinte de 1.988, bem como a competência dos entes federados na gestão e proteção dos bens ambientais, em específico da água. Nesse contexto a Política Nacional de Recursos Hídricos traz a consagração da água como bem ambiental dotado de valor econômico e a cobrança pelo uso de recursos hídricos, viabilizada por meio da outorga, como instrumento de gestão assecuratório da efetiva disponibilidade qualitativa e quantitativa desse tão precioso recurso, às presentes e futuras gerações. Demonstra-se a valoração e aplicabilidade da cobrança consoante os dispositivos legais insculpidos na lei 9.433/97 em consonância com a ordem constitucional vigente e apresenta-se plenamente viável do ponto de vista jurídico, econômico e sociológico, estando aptos aos fins a que se destinam, da proteção ambiental efetiva e da garantia ao acesso qualitativo e quantitativo à água, figurando como um dos mais importantes instrumentos de gestão de águas em vigência no mundo e como ferramenta a disposição para que se possa organizar e gerir o patrimônio natural de forma eficiente, conciliando progresso econômico com desenvolvimento social, de maneira sustentável.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª M.ª Isabela Esteves Cury Coutinho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1517
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EUDES.pdf480,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador