Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1587
Título: A nova construção jurídica da Lei 11.340/06 e a inaplicabilidade da Lei 9.099/95
Autor(es): Frez, Elenice
Palavras-chave: Mulher - Violência
Lei 11.340/06
Lei 9.099/95
Inaplicabilidade
Constitucionalidade
Data do documento: 2008
Citação: FREZ, Elenice. A nova construção jurídica da Lei 11.340/06 e a inaplicabilidade da Lei 9.099/95. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Trata de analisar a Lei n. 11.340/06 e sua aplicação. Aborda a trajetória de lutas e conquistas das mulheres no contexto histórico e a história de vida de Maria da Penha Maia Fernandes. Apresenta as definições do termo “violência”, as formas pelas quais ela pode se manifestar, e a dinâmica da violência doméstica e familiar contra a mulher no sistema denominado de “ciclos da violência”. Estuda as principais novidades da lei, analisa o contexto em que se vislumbrou a criação de uma legislação específica para coibir a prática de violência contra a mulher, investiga qual a intenção do legislador ao criar tal lei, busca estabelecer qual a melhor forma de interpretação da referida lei, apresenta o seu âmbito de abrangência e a competência para processamento e julgamento dos crimes ocorridos sob sua égide. Traz o pensamento de diversos juristas acerca de temas em que a lei não foi suficientemente esclarecedora, e procura possíveis soluções na doutrina e jurisprudência para os assuntos mais polêmicos da Lei Maria da Penha, especialmente no tocante ao surgimento ou não de uma nova hipótese de prisão preventiva, sobre ser a lei uma ação afirmativa, acerca da ação penal ser pública condicionada ou incondicionada. Manifesta as opiniões concernentes à polêmica referente ao sentido que o legislador pretendeu dar aos termos “desistência” e “renúncia” utilizados na lei, e sobre a forma como deve a autoridade policial proceder na apuração dos crimes que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher, instaurando Inquérito Policial no lugar do antigo Termo Circunstanciado. Atenta também ao maior avanço oriundo da promulgação da lei de Violência contra a Mulher, que são as medidas protetivas de urgência e seu procedimento. Avalia a inaplicabilidade da Lei n. 9.099/95 e as controvérsias derivadas da proibição de sua aplicação quando a situação de violência contra a mulher ocorra em ambiência doméstica ou familiar e manifesta o posicionamento de doutrinadores renomados no que se refere à sua constitucionalidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Telmo de Moura Passareli
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1587
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A NOVA CONSTRUÇÃO JURIDICA DA LEI 11.340-06 E INAPLICABILIDADE DA LEI 9099-95.pdf580,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador