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dc.contributor.authorSoares, Gabriel Henrique Miranda-
dc.date.accessioned2017-06-29T19:18:08Z-
dc.date.available2017-06-29T19:18:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOARES, Gabriel Henrique Miranda. A teoria do capital humano e as pedagogias liberais pós-modernas presentes nas políticas de formação de professores. 2016. 157 f. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós- Graduação stricto Sensu em Educação. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1634-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Strictu Senso em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia-UNIR como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de pesquisa teórica acerca das pedagogias liberais pós-modernas buscando identificar nelas, explícita e implicitamente, a Teoria do Capital Humano e a compreensão de como esse ideário se reproduz ideologicamente nas politicas educacionais de formação de professores e suas consequências na formação dos trabalhadores. Os postulados da Teoria do Capital Humano tiveram ampla influência no desenvolvimento das políticas, diretrizes e práticas educacionais no Brasil, e ainda o faz de forma revisada, revertido, nas teorias liberais pós-modernas da educação que permeiam e alicerçam as práticas e a formação escolar e docente na atualidade. As pedagogias liberais pós-modernas tem como tronco a pedagogia das competências que se desdobra no cognitivismo, no construtivismo, no socioconstrutivismo. Essas pedagogias assumem várias denominações como pedagogia do professor reflexivo, a pedagogia de projetos, pedagogia da qualidade total, pedagogia multiculturalista, pedagogia das competências. Os programas de formação de professores oferecem uma formação para a prática na qual o processo de ensino aprendizagem se dá em torno da chamada “sociedade do conhecimento”, fundamentadas nas pedagogias da prática que aparecem como progressistas e avançadas em termo de emancipação humana ao utilizarem os conceitos de multiculturalismo, diversidade, gênero, etc. Essas pedagogias aparecem como algo novo, capaz de elevar a qualidade do ensino às classes populares, condenando como ultrapassado tudo o que não cabe nessa compreensão. Nossa pesquisa buscou realizar um estudo bibliográfico do referencial teórico das pedagogias liberais pós-modernas presentes na educação brasileira identificando como a Teoria do Capital Humano nelas se apresenta, como é difundida nas políticas educacionais de formação de professores e suas principais consequências na formação dos trabalhadores. Para isso optamos pelo método do materialismo histórico-dialético entendido como um instrumento de captação dos fatos sociais, da realidade enquanto práxis e na interpretação que possibilite a intervenção transformadora da realidade e de novas sínteses no plano de conhecimento e no plano da realidade histórica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-29T19:16:32Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO- GABRIEL HENRIQUE MIRANDA SOARES.pdf: 1084900 bytes, checksum: cd43b0a0c7d95412897ed858787f847a (MD5)en
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dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA teoria do capital humano e as pedagogias liberais pós-modernas presentes nas políticas de formação de professorespt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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