Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1945
Title: Inovação organizacional com foco na teoria u: estudo de caso em um instituto de educação rural
Authors: Nascimento, Natália Talita Araújo
Keywords: Ensino Rural
Gestão Pública
Inovação
Arranjo Produtivo Local
Teoria U
Issue Date: 2016
Citation: NASCIMENTO, Natália Talita Araújo. Inovação organizacional com foco na teoria u: estudo de caso em um instituto de educação rural. 2016. 122 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Abstract: Este estudo pertence ao eixo das Ciências Sociais Aplicadas. Busca como objetivo analisar o modelo de gestão da instituição em via da transformação de uma Unidade Técnica de Ensino Rural (UTE) em um Arranjo Produtivo Local (APL). A problemática da pesquisa é: como inovar o modelo de gestão para a transformação de uma Unidade Técnica de Ensino Rural em um APL? O trabalho traz como objetivos específicos descrever o atual gerenciamento da instituição quanto aos aspectos relevantes à UTE (1); investigar as possibilidades para a inovação da gestão com base na Teoria U em face da construção de um modelo de APL (2) e, propor o desenho de APL com os respectivos procedimentos a serem adotados para os resultados futuros. Utiliza-se metodologia de natureza quali-quanti e tipologia descritiva, com o uso da pesquisa participante. O exame dos dados ocorreu por meio dos métodos da Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo. Como resultados foi possível apresentar o modelo de APL e compreender a organização holística e dimensionalmente pelo estudo estrutural, pedagógico, de participação social e gestão, indicando oportunidades de melhoria e inovação capazes de subsidiar tal modelo. Constatando ainda, que a inovação na gestão para a UTE depende da configuração de método gerencial que observe a organização sob o aspecto geral e específico, sendo flexível às situações emergentes. Finalmente, esta tarefa servirá para que outras instituições desenvolvam seus potenciais produtivos e criativos, percebendo, então, que a inovação pode e deve ocorrer na realidade atual da organização, seja ela estatal ou privada.
Description: Dissertação apresentada como requisito para obtenção de título de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), Instituição Associada Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1945
Appears in Collections:PROFIAP/PVH - Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROFIAP - Natália Talita Araújo Nascimento - Dissertação.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.