Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martini, Carma Maria | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:10:01Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma licenciatura em matemática de Rondônia para a formação de docentes aptos a incluir as TIC à prática pedagógica, com base na análise do projeto pedagógico do curso, dos planos de ensino e da percepção dos egressos. Está embasada teoricamente em autores que discutem as especificidades da Sociedade da Informação, da formação docente e da inclusão das TIC. O presente estudo se caracteriza como sendo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada de Rondônia, os participantes foram 28 egressos da Licenciatura em matemática do período de 2007 a 2011, que estavam atuando na educação básica. Os dados empíricos foram obtidos por meio de análise dos documentos pedagógicos institucionais, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a obtenção, os dados foram tratados e analisados por meio da análise temática, uma modalidade da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a Licenciatura em Matemática ofereceu aos egressos apenas rudimentos de informática e oportunidade de vivenciar algumas experiências de aprendizagem, em que as TIC eram utilizadas como meros recursos para reanimar velhas práticas de ensino, sem modificar as formas de ensinar e de aprender. Dessa forma, conclui-se que a mesma não contribuiu para a formação de professores aptos a incluir as TIC na prática pedagógica como faculdade de dinamização crítica e reflexiva, tampouco para enfrentar os desafios decorrentes dessa prática. A presente dissertação vai relatar o percurso de pesquisa e apresentar as condições dos egressos em atuação na educação básica para o uso das TIC na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T12:53:31Z No. of bitstreams: 1 2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf: 722419 bytes, checksum: 254616dfb97a91190e950bc1f9a23011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:08:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf: 722419 bytes, checksum: 254616dfb97a91190e950bc1f9a23011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:09:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf: 722419 bytes, checksum: 254616dfb97a91190e950bc1f9a23011 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-18T13:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf: 722419 bytes, checksum: 254616dfb97a91190e950bc1f9a23011 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf | 705,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.