Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Silvia Regina Fernandes das | - |
dc.contributor.author | Amaral, Nair Gurgel do | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:10:14Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:10:14Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1967 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Educação, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo trata do ensino musical em contexto escolar. Através desta pesquia procurou-se investigar a presença de atividades músico-educativas em escolas da rede estadual de ensino, em Porto Velho/RO e região. O objetivo principal desta investigação é conhecer a situação do ensino musical desenvolvido nessas escolas. Outros objetivos propostos são: reconhecer a natureza destas atividades e as condições em que elas ocorrem; detectar quem são os responsáveis pelo desenvolvimento destas atividades, quais os objetivos propostos e os princípios teóricometodológicos que embasam essas iniciativas e os resultados obtidos. O referencial teórico para este trabalho é Swanwick e Kraemer, autores que tratam dos estudos sobre o ensino musical e as bases para definição de uma pedagogia da música, respectivamente. O método utilizado é o misto, onde diferentes técnicas se somam no intuito de melhor apreender o objeto de pesquisa. A pesquisa de campo se deu em duas fases: um levantamento, abrangendo 73 (setenta e três) escolas e um estudo de campo complementar, envolvendo 06 (seis) escolas, visando aprofundar o conhecimento da realidade pesquisada. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental, sendo que a análise dos dados foi realizada através de um processo simplificado de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a existência de algumas atividades músico-educativas desenvolvidas nessas escolas, sem no entanto, distinguir a existência de uma política de educação, voltada para a implementação do ensino musical, no âmbito das escolas pesquisadas. As considerações finais destacam a importância em se conhecer a realidade do ensino musical que é praticado nas escolas, o que poderá contribuir para a ampliação das reflexões envolvendo professores, acadêmicos, pesquisadores e estudiosos em torno da ideia da inserção da música na educação básica, podendo vir a subsidiar discussões para definição de políticas pú- blicas de educação, para esta área. Outras temáticas são sugeridas, visando ampliar as discussões em torno da educação musical e sua presença na educação básica, nos diferentes sistemas de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:07:02Z No. of bitstreams: 1 1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf: 2178295 bytes, checksum: 3de4f51ab53f54e30f341111d2889130 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf: 2178295 bytes, checksum: 3de4f51ab53f54e30f341111d2889130 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:09:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf: 2178295 bytes, checksum: 3de4f51ab53f54e30f341111d2889130 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-18T13:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf: 2178295 bytes, checksum: 3de4f51ab53f54e30f341111d2889130 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.subject | Educação musica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Práticas músico-educativas | pt_BR |
dc.title | A presença de atividades músico- educativas no ensino fundamental em escolas de Porto Velho/RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.