Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Dulcilene Saraiva-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:30:55Z-
dc.date.available2017-12-18T13:30:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1968-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se propõe a descrever a formação docente dos professores do Ensino Fundamental II que atendem alunos surdos no município de Porto Velho/RO tendo em vista a perspectiva da inclusão de alunos surdos nas Escolas Regulares. A pesquisa, com abordagem qualitativa, de cunho etnográfico e do tipo descritiva, foi realizada no município de Porto Velho/RO, no período de junho/2011 a junho de 2013, tendo como sujeitos professores, alunos surdos e intérpretes. Os instrumentos aplicados foram questionários abertos e entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos sobre o Multiculturalismo Crítico, Estudos Culturais e Estudos Surdos, com aportes em Canen (2005), Dorziat (2011), Fernandes (2011), Hall (2000), McLaren (2003), Moreira (2010), Perlin (2010), Sá (2006), Skliar (2010), entre outros. Os resultados indicaram que existe uma insatisfação, tanto por parte dos professores, como dos surdos a respeito da educação destes. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: diferença, cultura e identidade, não prepara o professor para atender o aluno surdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a necessidade em fortalecer a formação inicial e continuada dos professores, sejam pelas mudanças no currículo, sejam por ações imediatas dos envolvidos neste processo: secretarias de educação e instituições de formação. A luta pela Escola Bilíngue é a principal reinvindicação da comunidade surda, desta forma, é preciso preparar os professores para esta escola, sendo este um caminho possível para a Educação de Surdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:21:06Z No. of bitstreams: 1 2418_dissertacao_dulcilene.pdf: 2752943 bytes, checksum: bb8c483eb39f7eaf5f8aefed7b149578 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:30:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2418_dissertacao_dulcilene.pdf: 2752943 bytes, checksum: bb8c483eb39f7eaf5f8aefed7b149578 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T13:30:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2418_dissertacao_dulcilene.pdf: 2752943 bytes, checksum: bb8c483eb39f7eaf5f8aefed7b149578 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T13:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2418_dissertacao_dulcilene.pdf: 2752943 bytes, checksum: bb8c483eb39f7eaf5f8aefed7b149578 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEstudos Surdospt_BR
dc.titleFormação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surdapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2418_dissertacao_dulcilene.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.