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dc.contributor.authorSilva, Dimarães da-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:51:01Z-
dc.date.available2017-12-18T13:51:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1972-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar a precarização do trabalho docente em uma micro realidade de duas escolas mantidas pelo Estado em Porto Velho –RO, no contexto das transformações das relações entre capital e trabalho e da hegemonia das proposições neoliberais no campo da educação. A hipótese inicial partiu do princípio de que os desdobramentos ocorridos no mundo do trabalho impactaram direta ou indiretamente a educação. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela escolha de duas escolas mantidas pelo Estado no município de Porto Velho. Por meio da pesquisa de campo, com os professores lotados em duas escolas mantidas pelo Estado buscou-se o levantamento de dados necessários para a compreensão dos problemas que atingem a rede publica de educação. A analise foi realizada a partir de autores como Antunes (2008), (2009), Frigoto (1996), Lessa (2011), Lombardi (2012), Marx (1985) Marx e Engels (2005) e outros. A análise dos dados teve como eixo central a aplicação do método materialismo dialético, mediante o qual se busca interpretar a realidade objetiva e subjetiva em termos de categorias básicas do marxismo: contradição, totalidade, classes, luta de classes, trabalho. Verificou-se a emergência de questões importantes para a compreensão do trabalho docente nas escolas: profissionalização e proletarização; violência no ambiente escolar; intensificação do trabalho docente. Desse modo, considerando esta realidade, a pesquisa foi desenvolvida no ano de 2013, constatando-se que são atribuídas inúmeras funções aos professores, nem sempre acompanhadas das condições necessárias para sua realização. Observou-se que o corpo docente está sujeito à precarização das condições de trabalho e também da sua situação profissional, relacionado às mudanças no papel do professor, à ampliação da carga horária, à desvalorização profissional e os baixos salários assim como à violência na escola. A partir dos resultados pode-se concluir que estes fatores consequentemente reforçam a presença da precarização do trabalho docente como resposta às mudanças no processo educacional sob a égide neoliberal.pt_BR
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dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectIntensificação do trabalhopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleAs políticas neoliberais e a precarização do trabalho docente em uma microrealidade de duas escolas mantidas pelo estado em Porto Velho – ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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