Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Luzia Ferreira-
dc.contributor.authorSouza, Marilsa Miranda-
dc.date.accessioned2017-12-18T14:38:19Z-
dc.date.available2017-12-18T14:38:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1982-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Strictu Senso em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), sua metodologia de execução e funcionamento em escolas públicas estaduais do município de Porto Velho e seus resultados em relação à gestão escolar e a qualidade do ensino no período compreendido entre 2008 e 2012. Buscamos identificar as principais políticas educacionais implantadas por meio da atuação do Banco Mundial, além de verificar a atuação e materialização dessas políticas nas escolas, verificando a organização da gestão escolar, orientada pelas diretrizes da política multilateral e a consequente vinculação das ações do PDE ao trabalho produtivo dos docentes. O PDE é um dos mais importantes programas do FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola) formulado e financiado pelo Banco Mundial para a educação brasileira. Foi implantado em quase todas as escolas do Estado de Rondônia, desde seu surgimento em 1998. Nesse eixo de discussões, fez-se necessário compreender as ações do imperialismo por meio da concepção dos princípios ideológicos neoliberais presentes nas políticas públicas em nosso país, e ressaltar a participação do Banco Mundial, como agente financiador de projetos educacionais, que busca consolidar o discurso da qualidade na educação. Para realização desse estudo, partimos de uma abordagem centrada no método do materialismo histórico-dialético, que possibilita integrar a parte ao todo e permite encontrar as determinações fundamentais e adjacentes do problema. Com o intuito de compreender a implementação e execução do PDE, o método permitiu confrontar o real no seu particular de modo a considerar o processo da totalidade que envolve a materialização de projetos educacionais nas escolas e as políticas educacionais. No processo em pauta, se coloca as novas formas de pensar e agir na escola, que convergem para os princípios da chamada “boa gestão escolar”, um conceito remodelado por meio dos critérios empresariais e em conformidade com a implementação de projetos educacionais compensatórios, a exemplo do PDE, objeto desta pesquisa. Contudo, ressalta-se que as ações implementadas pelo PDE, permanecem em nível superficial nas escolas, uma vez que não contribuem para a construção crítica dos processos que identificam a origem e determinação dos problemas de ensino-aprendizagem, objetivos a que se propõe o plano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T14:36:01Z No. of bitstreams: 1 3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf: 1185557 bytes, checksum: 783e811c1f1105dfecdd0b1b1c186476 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T14:37:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf: 1185557 bytes, checksum: 783e811c1f1105dfecdd0b1b1c186476 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-18T14:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf: 1185557 bytes, checksum: 783e811c1f1105dfecdd0b1b1c186476 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T14:38:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf: 1185557 bytes, checksum: 783e811c1f1105dfecdd0b1b1c186476 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectPDEpt_BR
dc.subjectFUNDESCOLApt_BR
dc.subjectEscolas públicas de Porto Velhopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.titleO PDE e o gerenciamento das escolas da rede pública de Porto Velho-ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.