Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
Título: Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
Autor(es): Souza, Moisés José Rosa
Amaral
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Ensino
Práticas Sociais
Interacionismo
Data do documento: 2015
Resumo: Esta dissertação versa sobre o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula e tem a seguinte questão norteadora: como os professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e estaduais em Colorado do Oeste, estado de Rondônia ensinam a Língua nas aulas de Português? Os principais objetivos foram: a) investigar a prática dos professores quanto ao ensino da língua portuguesa; depois: b) verificar o nível do desempenho linguístico demonstrado pelos alunos em sala de aula e, por fim: c) analisar e discutir a ocorrência (ou ausência) das práticas linguísticas orais e escritas relativas à interação por meio da linguagem. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de inspiração etnográfica e, como instrumentais, utilizamos o questionário estruturado e observação, por meios dos quais obtivemos os dados necessários para entendermos como acontece o ensino da língua materna nos anos supracitados. Com vistas a tornar o trabalho compreensível, fizemos um recorte temporal a partir de meados do século XVIII, à época das reformas educacionais implantadas por Marquês de Pombal em Portugal e em suas colônias. Sincronicamente, expusemos a oficialização da Língua Portuguesa, seu ensino em solo brasileiro, inicialmente de modo bem elementar, até a efetivação do português como disciplina curricular oficial, ocorrida em 1837. Aludimos ao percurso do ensino da disciplina até o lançamento do documento oficial para o ensino da língua, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, citando e refletindo os eventos ocorridos nas décadas de 50 e 60, do século XX, sobretudo os referentes à democratização da escola pública e às mudanças ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa, bem como, as discussões havidas nos anos 90, as quais serviram de base para a construção do documento oficial. Adiante no trabalho, discutimos as propostas aventadas pelos PCN e, por fim, expusemos e discutimos as informações contidas no questionário e nos relatos de observação com intuito de reconhecer como acontece o ensino da língua materna em Colorado do Oeste. Diante do que já expusemos e analisamos, é justo afirmar que, embora perceptível um esforço dos professores, tanto da rede municipal como da estadual, em efetivar um trabalho próximo do que sugere o documento oficial supracitado e o livro didático, as questões relativas à gramática normativa ocupam lugar de destaque. Equivale dizer que essa prática coaduna com o ensino distante da língua como corpus social, em que as práticas sociais orais e escritas têm pouco destaque.
Descrição: Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3760_dissertacao___versao_final___moises_jose.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.