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dc.contributor.authorMesquita Júnior, Sérgio Paulo-
dc.date.accessioned2017-12-18T17:08:46Z-
dc.date.available2017-12-18T17:08:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1990-
dc.descriptionDissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual de nossa sociedade, torna-se quase impossível pensar em uma educação sem a presença das tecnologias, uma vez que as mudanças sociais submetem a educação a novas demandas, as quais nos levam a uma reflexão crítica a respeito das potencialidades desses novos meios de ensino, onde julgamos que essas tecnologias podem ter um papel relevante no processo de ensino-aprendizado. Porém, é necessário entender que essas ferramentas tecnológicas jamais ocuparão o papel do professor, mas irão contribuir para pensar sobre o papel da escola e do professor. Serão exigidas novas competências pedagógicas, as quais demandarão uma formação continuada para que possam prover uma educação satisfatória. Para isso é necessário que haja uma melhor compreensão do conceito de letramento digital, pois o mesmo ainda não foi completamente compreendido em virtude da imprecisão de alguns autores a respeito do termo. A presente pesquisa se norteou pela seguinte questão: Como a formação continuada para o letramento digital influencia a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental? Teve como Objetivo geral: Investigar a influência da formação continuada para o letramento digital na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Manaus-AM e seus Objetivos específicos são: a) averiguar a percepção de professores e coordenadores/formadores com relação à compreensão do que é o letramento digital; b) identificar o tipo de influência/contribuição que o letramento digital promove na prática pedagógica no olhar dos professores e coordenadores/formadores; c) caracterizar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização das tecnologias na prática pedagógica e dos coordenadores/formadores para a realização das formações continuadas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em dois momentos: um relacionado ao estudo bibliográfico e o outro ao estudo empírico. Os participantes da pesquisa foram dez (10) professores de uma escola municipal de Manaus-AM e seis (06) formadores da Gerência de Tecnologia Educacional. Este estudo toma como referências teóricas básicas: Gatti (1993), Masetto (2000), Buzato (2001 e 2003), Xavier (2002), Moran (2000 e 2004), Soares (2004), Gregio (2005), Belloni (2008), Silva (2008), Pachane (2008), Freitas (2010), Kenski (2013), dentre outros. A análise dos dados deu-se por meio de procedimentos interpretativos, à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Como resultado da investigação foi possível perceber que, apesar da falta de um maior conhecimento teórico a respeito do letramento digital, é perceptível sua influência positiva na prática pedagógica. A partir desse resultado conclui-se que investir na formação continuada para o letramento digital contribui na melhoria no processo de ensino-aprendizagem, bem como na reorientação e aumento de criticidade no vasto rol de conhecimentos prévios dos alunos, trazidos para a sala de aula, proveniente da facilidade de acesso através das mídias digitais.pt_BR
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dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleFormação continuada para o letramento digital e sua influência na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo na rede municipal de educação de Manaus - AMpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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