Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2167
Title: | A aprendizagem informal como estratégia de conhecimento e suporte a tomada de decisão de gestores de uma Instituição Federal de ensino em Rondônia |
Authors: | Lopes, Jana Aparecida Pereira |
Keywords: | Aprendizagem formal e informal Conhecimento e Tomada de Decisão Lógica Paraconsitente |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | LOPES, J. A. P. A aprendizagem informal como estratégia de conhecimento e suporte a tomada de decisão de gestores de uma Instituição Federal de ensino em Rondônia. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. |
Abstract: | A capacidade de aprender é fundamental para sustentabilidade de uma instituição, pois é por meio da aprendizagem que há inovação dos processos e o aumento da efetividade das ações. A aprendizagem informal é um mecanismo estratégico das organizações e como resultado da aprendizagem tem-se o conhecimento que, em sua forma tácita, também é responsável pela orientação da tomada de decisão. O objetivo da pesquisa é analisar como os gestores de uma Instituição da Rede Federal de Ensino do Norte aprendem, ou seja, que estratégias de aprendizagem utilizam no trabalho, se a aprendizagem informal é vista como estratégia para se obter conhecimento e se influencia na tomada de decisão dos gestores. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com escala likert, mista, descritiva, tipo estudo de caso. O universo desta pesquisa foram 125 gestores da instituição ocupantes de cargo comissionado do tipo Cargo de Direção e Função Gratificada. Por ter sido realizada por cooperação voluntária dos gestores, a amostragem foi não-probabilística. Obteve-se a participação de 57 gestores. Os instrumentos de pesquisa desenvolvidos foram adaptados de Brandão (2009), além de perguntas que identificaram a porcentagem de aprendizagem formal e informal a partir das definições propostas por Slater (2004). Verificasse se que a aprendizagem informal é vista como ferramenta de obtenção de conhecimento e indagou-se ainda se a aprendizagem informal influencia na tomada de decisão dos gestores. Além disso, utilizou-se um instrumento estruturado para coleta de dados socioprofissionais e inclui-se ainda uma questão aberta com a finalidade de obter a opinião dos participantes com relação a como as aprendizagens formais e informais influenciam no processo de tomada de decisão dos gestores, elaborada pela autora. O tratamento dos dados foi realizado por meio da lógica paraconsistente. Os resultados demonstraram que os gestores da instituição pesquisada aprendem principalmente por meio da estratégia reflexão ativa e busca de ajuda interpessoal. Identificou-se que a Aprendizagem informal é vista como estratégia para obter o conhecimento e é levada em consideração no processo decisório, consequentemente, influenciando os gestores em suas tomadas de decisão. Compreender este fenômeno é importante, para que assim ao se analisar as formas de aprendizagem mais utilizadas proporciona-se para a organização a oportunidade de se criar estratégias para fortalecer os modos de viabilizar a aprendizagem organizacional. Além disso, ao compreender como os servidores aprendem por meio das estratégias utilizadas, é possível refletir mais ainda sobre a importância da aprendizagem informal (AI) para as organizações. |
Description: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Dra. Carolina Yukari V. Watanabe |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2167 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO JANA LOPES.PDF | 1,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.