Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2392
Título: A violação ao devido processo legal nas atividades dos fiscais ambientais in loco
Autor(es): Marin, Juliane
Palavras-chave: Devido processo legal
Constituição Federal
Direito ambiental
Garantia constitucional
Data do documento: 2018
Citação: MARIN, Juliane. A violação ao devido processo legal nas atividades dos fiscais ambientais in loco. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente trabalho aborda a violação ao devido processo legal que ocorre nas ações dos fiscais ambientais, nas quais são realizadas a destruição de bens de particulares utilizados para extração de recursos naturais da florestas. Tais ações trazem à baila a introdução de normas no ordenamento jurídico que vão contra dispostos constitucionais, com foco na disposição ao devido processo legal e os princípios por ele abarcados. Sabe-se que tais ações buscam embasamento no Decreto n.º 6.514/08 o qual traz em seus dispositivos a autorização para destruição de bens com base no poder de polícia. Ocorre que a Constituição Federal estabelece em seu artigo 5º, inciso LIV, a premissa de que ninguém será privado de sua liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Assim, em surgindo um conflito de normas, a que evidentemente deve prevalecer encontra amparo legal instituído nos preceitos constitucionais. Analisando os procedimentos fiscalizatórios resultantes em destruição do patrimônio, sob a égide do devido processo legal, se evidencia o dano que é causado sob diversos aspectos, somando-se aos de caráter ambiental, o de patrimônio, bem como a integridade moral do indivíduo que sofreu perdas e danos de seus direitos frente ao ordenamento jurídico. Para a presente realização, foi utilizado o método da dogmática jurídica e o procedimento técnico aplicado encontra amparo em pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. William Ricardo Grilli Gama
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2392
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANE MARIN.pdf253,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador