Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/242
Título: Controle social e fiscalização do processo licitatório no município de Rolim de Moura/RO
Autor(es): Silva, Renata Maira Frez Marques da
Palavras-chave: Controle social
Fiscalização
Licitação
Observatório social
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: SILVA, Renata Maira Frez Marques. Controle social e fiscalização do processo licitatório no município de Rolim de Moura/RO. 2011. 27 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Partindo do conhecimento de uma organização criada para acompanhar e controlar os gastos públicos, promovendo a educação e cidadania fiscal, e sabendo que essa instituição denominada Observatório Social possui uma filial de sua rede no município de Rolim de Moura/RO, buscou-se verificar os resultados da implantação e atuação da entidade no processo licitatório. Para que tal questionamento fosse sanado, foi utilizada de pesquisa documental e bibliográfica, bem como de um questionário distribuído na instituição a pessoas com responsabilidades diferenciadas, e previamente selecionadas, a fim de se conseguir a informação em diferentes níveis. Verificou-se que os benefícios se dão tanto a curto como a longo prazo. A curto, pois já na primeira prestação de contas o Observatório apresentou a significativa diferença entre os certames licitatórios atuais e os passados, já a longo prazo está o fato de que o Observatório realiza a conscientização quanto a necessidade de participação dos munícipes no controle social e esses resultados se alcançam com o ganho da confiança e credibilidade da população nos trabalhos por este executados. O que pôde se observar foi que, com tantos resultados positivos gerados pela organização, a população mostra que o interesse crescente em participar das ações promovidas pelo Observatório. O que falta é apenas a implantação de um processo mais rigoroso do destino que é dado a economia registrada nos processos quando comparados entre si, este sistema vem sendo aprimorado pelo Observatório, e este pretende pô-lo em prática a partir do primeiro semestre de 2012.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/242
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA MAIRA FREZ MARQUES DA SILVA - CONTROLE SOCIAL E FISCALIZAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO NO MU.pdf272,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador