Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2458
Título: Saberes e práticas docentes de artes visuais nas escolas públicas de Porto Velho
Autor(es): Santos, Telma Cristina Martins dos
Palavras-chave: Artes Visuais
Saberes docentes
Práticas Pedagógicas
Porto Velho
Arte
Educação.
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: SANTOS, T. C. M. dos. Saberes e práticas docentes de artes visuais nas escolas públicas de Porto Velho. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa-ação, desenvolvida com professores que ministram a disciplina de Arte na rede pública estadual da cidade de Porto Velho – Rondônia, denominada Saberes e Práticas Docentes de Artes Visuais nas Escolas Públicas de Porto Velho e que faz parte da linha de pesquisa Práticas pedagógicas, Inovações curriculares e tecnológicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar do Núcleo de Ciências Humanas/UNIR. O objetivo central da pesquisa-ação foi investigar a prática pedagógica dos docentes sem formação específica na área e que atuam no ensino de Arte, na rede pública estadual do município de Porto Velho e desenvolver de forma colaborativa, alternativas para sanar as dificuldades apresentadas e que respondam aos anseios dos docentes. Os instrumentos utilizados para a coleta e produção de dados foram: entrevista individual com roteiro previamente elaborado, pesquisa documental, observação participante da prática pedagógica, círculos reflexivos e a intervenção na prática. A partir dos cruzamentos dos dados coletados da pesquisa emergiram duas categorias que direcionaram os estudos: o Currículo no ensino das Artes Visuais e a prática e os saberes docentes no ensino das Artes Visuais. Como resultado da pesquisa, planejamos um curso de aperfeiçoamento para professores que lecionam a disciplina Arte e não possuem a formação adequada na área.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. Josemir Almeida Barros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2458
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO TELMA 2018.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.