Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2510
Título: Fundo Constitucional de Financiamento do Norte Microempreendedor Individual (FNO-MEI): estudo sobre a aplicação deste recurso no município de Cacoal-RO entre 2011 e 2017
Autor(es): Batista, Alex Ramos
Palavras-chave: Microempreendedor individual
FNO
Financiamento
Banco da Amazônia - Cacoal
Data do documento: 2018
Citação: BATISTA, Alex Ramos. Fundo Constitucional de Financiamento do Norte Microempreendedor Individual (FNO-MEI): estudo sobre a aplicação deste recurso no município de Cacoal-RO entre 2011 e 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social da região norte, o governo federal destinou 0,6% do fundo constitucional que é constituído de 3% da arrecadação do imposto de renda (IRPF) e do imposto sobre produtos industrializados (IPI), o qual também e dividido com a região centro-oeste e a região nordeste. No Norte esse recurso ficou denominado como fundo constitucional do Norte (FNO), que é administrado pelo Banco da Amazônia S.A. Como gestor o Banco da Amazônia S.A. repassa este recurso por meio de financiamento aos setores produtivos da região que corresponde desde o pequeno produtor rural ao grande empresário. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como foi repassado este recurso para os microempreendedores individuais do município de Cacoal-RO de 2011 a 2017. Utilizou-se a pesquisa exploratória e a descritiva, o método dedutivo e a abordagem qualitativa. As técnicas para coleta de dados foram a bibliográfica, documental e a aplicação de formulários, onde foram levantados quais setores da economia foram beneficiados com o crédito, as necessidades dos tomadores do recurso e o tempo que cada um levou para buscar o financiamento junto a instituição gestora do fundo. Houve repasse majoritariamente ao setor de serviço, no entanto outros setores foram atendidos como o comércio e a indústria. Percebeu-se que a linha de crédito FNO-MEI atingiu apenas 2,01% desse público no município, segundo os dados coletados, e que no ponto de vista do pesquisador, o FNO-MEI precisa ser mais divulgado no município de Cacoal. Sugere-se pesquisas comparativas com outros municípios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Profº Me Adriano Camiloto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2510
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALEX RAMOS BATISTA.pdf12,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador