Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2760
Title: | Pedagogia hospitalar: uma proposta humanizadora |
Authors: | Jacome, Rosalina Fagundes |
Keywords: | Pedagogia hospitalar Classe hospitalar |
Issue Date: | 2019 |
Abstract: | Este trabalho foi desenvolvido partindo de uma pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, para que pudéssemos ter subsídios e os conhecimentos necessários para irmos a campo e entender como se processa a Pedagogia Hospitalar. Utilizamos materiais de cunho científico, como artigos, livros e participativos. Respaldamos nossa pesquisa com nomes como Matos e Mugiatti (2007 e 2010); Fonseca (2008); Matos e Torres (2010); Ceccim e Carvalho (1997); dentre outros. Utilizando a abordagem qualitativa, com produção de dados em campo natural, por meio de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas, com os pais ou responsáveis por estas crianças e que se encontram internados. Concomitantemente entrevistamos também, os profissionais de instituições responsáveis por dar respaldo a essa modalidade de ensino, como a Secretaria Municipal da Educação (Semed), Hospital Regional (HR) e a coordenação pedagógica da escola dos educandos consultados. Assim, refletindo sobre o objetivo da pesquisa foi, analisar os aspectos e processos que envolvem a Escolarização no contexto da criança/paciente. Para atingir o objetivo foi necessário, identificar o perfil da aluno/paciente; entender o envolvimento da escola com o aluno/paciente durante o período de internação; investigar a possível contribuição do aprendizado da criança/paciente; Evidenciar o quanto esse atendimento contribui em seu aprendizado, e a melhora emocional para essas crianças; conhecer as legislações que amparam o aluno/paciente em seu direito ao atendimento pedagógico em hospital e alguns aspectos da Pedagogia Hospitalar. Diante das análises dos dados que foram realizadas de acordo com algumas teorias de Analise de Conteúdos desenvolvidas por Bardin (2011), discorreremos sobre o trabalho desse profissional da educação e da saúde, que acolhe e auxilia no processo de acompanhamento pedagógico até o processo de cura. Abordando, Decretos e Leis que amparam essa modalidade de ensino, um breve histórico sobre o início da Pedagogia Hospitalar aspectos profissionais do pedagogo hospitalar, pedagogo hospitalar como parte humanizadora. Com a produção e análise de dados obtidos, foi possível considerar que essa modalidade de ensino em classe hospitalar ainda não existe no locus pesquisado. Contudo a Escolarização Hospitalizada pode acontecer mediante o requerimento dos pais ou responsáveis por esses aluno/paciente. |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2760 |
Appears in Collections: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ROSALINA.pdf | 731,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.