Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Rosane Sampaio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T17:41:24Z | - |
dc.date.available | 2019-10-16T17:41:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, R. S. S. A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoras. 68 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a formação continuada de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, e apresenta os resultados de uma pesquisa envolvendo 03 professoras da rede de educação básica que atuam como professoras supervisoras no Subprojeto de pedagogia do PIBID vinculada a uma Instituição de Ensino Superior – IES, do estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Tem como objetivo compreender o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e sua contribuição na formação das professoras supervisoras que atuam nas escolas de educação básica no município de Rolim de Moura. Trata-se de uma pesquisa que tem como referência os estudos realizados por Imbernón(2010), Nóvoa (1997), Pimenta (2008), entre outros. Esta pesquisa foi realizada através do instrumento de coleta de dados, documentos e entrevistas, aplicado para 03 professoras supervisoras do PIBID no subprojeto de Pedagogia. Foram feitas 10 indagações objetivas para analise acerca da formação, atuação, contribuições, desafios e experiência no âmbito do programa. Foi possível observar que o PIBID, tem mostrado contribuições positivas para a formação das professoras supervisoras. Os resultados encontrados apontam que o programa é um agente determinante na promoção e valorização dos professores e propicia uma melhoria na qualidade do ensino na escola e na formação do próprio docente que atuam em escola de educação básica quanto para as crianças e bolsistas que fazem parte desse processo na educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-16T17:41:24Z No. of bitstreams: 1 A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor percepção de professoras co-formadoras.pdf: 894865 bytes, checksum: 60861f4cbd488bcde1ff955d18ee43d6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-16T17:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor percepção de professoras co-formadoras.pdf: 894865 bytes, checksum: 60861f4cbd488bcde1ff955d18ee43d6 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Contribuições | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor percepção de professoras co-formadoras.pdf | 873,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.