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Título: Disciplina e indisciplina na educação infantil: revelando concepções docentes
Autor(es): Souza, Mônica Gonçalves da Silva de
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
Disciplina e indisciplina
Concepção e postura do professor
Data do documento: 2019
Resumo: O objetivo geral do presente estudo é analisar como professores pensam e reagem sobre a disciplina e indisciplina na educação infantil, e especificamente entender como e o porquê acontecem esses atos de indisciplina, e assim procurar soluções para o profissional saber lidar com esses conflitos. A partir da problemática dessa pesquisa que é saber qual concepção do professor que atua na educação infantil sobre disciplina e indisciplina, utilizei como metodologia a pesquisa qualitativa e de campo. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica com diversos autores que falam dos eixos norteadores desse estudo, que são os aspectos históricos da educação de crianças de 0 a 5 anos, a infraestrutura e a forma como a escola se organiza que remete ao confinamento dos sujeitos, os significados dos termos disciplina e indisciplina e entre outros que estão localizados nas seções e subseções desse trabalho. Utilizei autores como: Kramer (1984,1992,1995), Áries (2003), Barbosa (2008), Barros(2011), Maldonado(2014), Louro (1997), Pinto (2003) e entre outros. Depois foi feita entrevista semiestruturada e os sujeitos dessa pesquisa foram três professoras da rede pública de ensino e que são regentes na educação infantil. Como resultados, obtivemos três categorias temáticas, a primeira é focalizada no entendimento das professoras sobre disciplina, e que ela esta relacionada a algo dentro da norma, a segunda categoria é sobre a indisciplina como sendo algo fora da norma ou ordem, e a terceira categoria focaliza em como as professoras resolvem esses conflitos, e a principal resposta é: “a família é a chave para resolver a indisciplina”. E assim foi possível observar, que as causas desses comportamentos “indisciplinados” são diversas, desde uma rotina inadequada, de uma didática desinteressante do professor, de regras que são apenas impostas as crianças e entre outros. Foi observada também uma semelhança de significados sobre a disciplina como quase sempre relacionada ao castigar, punir, colocar sentadinho, tirar brinquedo, levar para direção e chamar os pais para que se comprometam com a disciplina do filho. Nosso posicionamento é que os conflitos não devem ser vistos como algo negativo, pois se o professor souber media-los poderá trazer desenvolvimento e aprendizado para os envolvidos. Portando a reflexão e discussão dessa pesquisa poderá trazer contribuição para o professor ou interessados, a reverem suas teorias baseadas em senso comum, reverem suas práticas, a forma de veem a disciplina e indisciplina dentro de sala de aula e mudarem o jeito de enxergar a criança, e enxergá-la em sua particularidade, em seu modo de se expressar e em seu interesse.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2854
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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