Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gavino, Maicon Serrão | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T20:34:46Z | - |
dc.date.available | 2020-01-31T20:34:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Gavino, Maicon Serrão. Uma perspectiva sociocultural do ensino de geometria a partir da análise de cestos do povo indígena Paiter Suruí. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2877 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – (UNIR), Campus de Ji-Paraná,para obtenção do grau de Licenciado em Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata-se de uma proposta de ensino de geometria contextualizado utilizando cultura local com base em pressupostos da Etnomatemática. Dentro da cultura Amazônica os indígenas são figuras que representam a região. São excelentes artesãos, partindo disso, a pesquisa se baseou em seus artesanatos para formar um estudo de diferentes maneiras de apresentar aos alunos o ensino da geometria. Utilizar de artesanatos indígenas para proporciona um ensino mais contextualizado, proporciona reflexões teóricas sobre formas distintas para o ensino de geometria a partir da valorização de produções culturais. Como também, abordar aspectos de uma perspectiva sociocultural para o ensino de geometria plana na educação básica de forma contextualizada na Amazônia. Metodologicamente o estudo é de abordagem qualitativa de cunho descritivo. O material de análise foram 3 cestos, de diferentes tamanhos, produto cultural do povo Paiter Suruí. Buscou-se fundamentação teórica nos trabalhos de análise de artesanatos indígenas de Paulus Gerdes . E fundamentação teórica sobre os aspectos históricos da Etnomatemática, pautando-se nos seguintes autores: D’Ambrosio (2013), Fiorentini (1995), Gerdes (1989), Pavanello (1993), Rosa e Orey (2014), Ascher e Ascher (1997), Gomes (2012), D’Ambrosio (1996) e Leite (2014). E relações existentes entre Etnomatemática, cultura e ensino de geometria, e a valorização dos aspectos regionais no ensino, fundamentado nos seguintes autores: Eves (1992), Lorenzato (1995), Mendes (2008), Fonseca (2012), D’Ambrosio (2001), Vasconcelos e Rêgo (2010), Nunes, Carraher e Schliemann (2011), Brasil (1997), Duarte (1996), D’Ambrosio (2013) e Sebastiani (2002). Pôde-se observar diferentes formas de apresentar a geometria utilizando os artesanatos indígenas. Como também a apresentação de diferentes conceitos geométricos existentes nesses artesanatos utilizados para a pesquisa. E apresentar algumas formas de se trabalhar esses conceitos de geometria a partir da utilização dos artesanatos indígenas buscando valorizar as culturas locais. Espera-se com esse estudo fomentar novas pesquisas que busquem disponibilizar e discutir metodologias para o ensino de geometria em uma perspectiva sociocultural. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:31:30Z No. of bitstreams: 1 Maicon Serrão Gavino.pdf: 1300946 bytes, checksum: 09f7e76435482e103b123a4a4e50331d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maicon Serrão Gavino.pdf: 1300946 bytes, checksum: 09f7e76435482e103b123a4a4e50331d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:34:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maicon Serrão Gavino.pdf: 1300946 bytes, checksum: 09f7e76435482e103b123a4a4e50331d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-31T20:34:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maicon Serrão Gavino.pdf: 1300946 bytes, checksum: 09f7e76435482e103b123a4a4e50331d (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Método de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Cultura Indígena | pt_BR |
dc.title | Uma perspectiva sociocultural do ensino de geometria a partir da análise de cestos do povo indígena Paiter Suruí | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maicon Serrão Gavino.pdf | Maicon Serrão Gavino | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.