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Título: Relação professor-aluno na educação infantil e a afetividade: a importância para a aprendizagem
Autor(es): Morais, Francieli da Silva
Palavras-chave: Pedagogia
Aprendizagem
Educação infantil
Afetividade
Data do documento: 2019
Resumo: A pesquisa visou abordar sobre a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso do desenvolvimento de uma criança na escola e em sua vida futura. Este trabalho nos convidou a uma reflexão na questão sobre afetividade, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem contribuindo para melhorar o convívio em sala de aula, permitindo um relacionamento estabelecido entre a amizade e o respeito, possibilitando seu progresso físico, psíquico, espiritual e moral. É de cunho bibliográfico cuja fundamentação teórica está embasada nos principais autores como: Cunha (2008), Saltini (2008), Piaget (2001), Cury (2008), Vygotsky (1998). Esses, comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostraram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, amizade, solidariedade, generosidade, confiança na fase da educação infantil.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2908
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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