Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2915
Title: Desafios e perspectivas da Educação Inclusiva em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Rolim de Moura - RO
Authors: Giacometti, Maria Moreira
Keywords: Educação inclusiva.
Exclusão.
Escola.
Práticas pedagógicas.
Issue Date: 2016
Citation: GIACOMETTI, M. M. Desafios e perspectivas da Educação Inclusiva em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Rolim de Moura, RO . Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Maria de Oliveira.
Abstract: Este estudo monográfico desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, objetivou identificar e aprofundar quais são os principais desafios e perspectivas da Educação Inclusiva, tendo por referência a análise das ações e estratégias desenvolvidas ou omitidas pelos professores de ensino fundamental em uma determinada escola estadual no município de Rolim de Moura - RO. A monografia se desenvolveu por meio de pesquisa de campo e estudo exploratório incluindo estudos de caso e observação participante. No arcabouço teórico partimos da legislação pertinente à temática e dos documentos internacionais com destaque para a Declaração de Salamanca de 1994 e a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de 2009. Estabeleceu-se um importante diálogo com autores e autoras especialistas na área tais como Montoan (2001), Sassaki (2005) e Torres (2001). A análise da pesquisa aponta importantes paradoxos no referente à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indicando que esta temática é um assunto bastante polêmico e que enfrenta muitas resistências. Entre os profissionais da educação não há consenso com relação ao acolhimento de crianças portadoras de deficiências físicas ou intelectuais cognitivas nem tampouco com relação ao que de fato vem a ser educação inclusiva enquanto projeto de sociedade que visa não apenas acolher e inserir a criança na escola, mas, acima de tudo, visa aprender a respeitar a diversidade e a diferença em todos os espaços da sociedade, incluindo a escola, e a comprometer-se e aliar-se ao outro nas suas mais variadas realidades e contexto.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Maria de Oliveira.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2915
Appears in Collections:Pedagogia (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.