Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorFerreira, Nara Tauani Dias-
dc.date.accessioned2020-03-05T19:17:24Z-
dc.date.available2020-03-05T19:17:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA. Nara T. D. Prática pedagógica e formação para a cidadania/democracia: o uso dos temas transversais em escolas públicas de Ariquemes (RO). 2019, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2925-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Lara Cristina Cioffipt_BR
dc.description.abstractA prática pedagógica em prol da formação para cidadania e democracia tem obtido muita ênfase no processo de intermediar e viabilizar o educando a aproximação dos seus direitos, sendo de extrema relevância saber se os temas transversais trabalhados de forma interdisciplinar podem contribuir no processo de formação para a cidadania e democracia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais preveem e orientam esta prática pedagógica enquanto ferramenta em prol da formação para cidadania e democracia. Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições dos temas transversais na perspectiva interdisciplinar como facilitadores na formação para a democracia e cidadania. O procedimento metodológico concilia: pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar o papel da descola pública na formação para cidadania/democracia como para conceituar os temas transversais, gestão do trabalho pedagógico e interdisciplinaridade e pesquisa empírica para conhecimento da realidade educacional ariquemense quanto as práticas pedagógicas em prol da formação para cidadania/democracia. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas com roteiro prévio elaborado junto a técnicas educacionais das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, bem como a educadores e coordenadoras pedagógicas de duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual. Constatou-se a importância dessa perspectiva para a formação da cidadania/democracia, pois constitui-se numa prática que requer um trabalho integrado nas diversas áreas do conhecimento, trazendo maior significado aos temas. Porém, o professor tem dificuldade em reconhecer-se em suas práticas pedagógicas como agente social em prol dessa formação. Concluiu-se que os temas transversais aliados ao trabalho integrado favorecem a formação para cidadania/democracia, sendo que os mesmos retratam as questões sociais em prol de atentar e aproximar o ser de seus direitos, em benefícios de se tornarem autônomos em suas reflexões e decisões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-05T18:24:00Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA Nara T. D..pdf: 1029099 bytes, checksum: e39d85c10979e66db79e400fa643b767 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:16:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA Nara T. D..pdf: 1029099 bytes, checksum: e39d85c10979e66db79e400fa643b767 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T19:17:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA Nara T. D..pdf: 1029099 bytes, checksum: e39d85c10979e66db79e400fa643b767 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação para cidadania/democraciapt_BR
dc.subjectTemas Transversaispt_BR
dc.subjectPedagógicapt_BR
dc.titlePrática pedagógica e formação para a cidadania/democracia: o uso dos temas transversais em escolas públicas de Ariquemes (RO)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA Nara T. D..pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.