Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2952
Título: A eficácia dos recursos lúdicos na educação matemática de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Jovano, Rudson Carlos da Silva
Ribeiro, Emerson da Silva
Palavras-chave: Aprendizagem matemática
Didática da matemática
Educação Lúdica
Data do documento: Out-2019
Citação: JOVANO, Rudson Carlos da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva. A eficácia dos recursos lúdicos na educação matemática de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. IN Semana da Matemática – SEMAT, 19.,2019; Pratas da casa: da graduação à carreira profissional. Ji-Paraná. Anais […]. Ji-Paraná: UNIR, 2019.
Resumo: O presente estudo possui como temática central a questão do lúdico enquanto ferramenta facilitadora da aprendizagem matemática, se propondo a refletir sobre como os recursos lúdicos, em especial os jogos, contribuem para uma melhor aprendizagem matemática das crianças que se encontram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo refletir sobre as metodologias a serem adotadas no ensino-aprendizagem de Matemática nessa etapa da Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste é discutir a eficácia do lúdico a partir da socialização de uma experiência com jogo em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Tal objetivo formulou-se a partir da problemática: Como os jogos matemáticos podem contribuir com a educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscando uma resposta ao problema apresentado, este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa de campo, uma vez que a principal parte desse estudo se desenvolveu em uma sala de aula. Assim sendo, para a elaboração utilizou-se como base as literaturas de alguns autores sobre a temática aqui abordada, como, por exemplo, Alves (2016), Peixoto e Lima (2017) e Silva (2004). Diante das situações vivenciadas, acredita-se que a experiência, enquanto uma metodologia diferenciada, fez com que a aula, no dia da utilização do jogo, fosse bem aceita, pois foi sequencial ao que estava sendo trabalhado pela professora no componente curricular de Matemática.
Descrição: Artigo apresentado na XIX semana da Matemática, como parte dos requisitos para Conclusão do Curso em Licenciatura em Matemática
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2952
ISBN: 9788577640348
Aparece nas coleções:DME/JP. Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rudson Carlos da Silva Jovano.pdfArtigo Rudson Carlos da Silva Jovano254,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano.pdfATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano431,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.