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dc.contributor.authorBatista, Célia da Silva-
dc.date.accessioned2020-10-13T15:56:29Z-
dc.date.available2020-10-13T15:56:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATISTA, Célia da Silva. Logística reversa de pós-venda: um estudo de caso da gestão de avarias e trocas em um supermercado de grande porte de Cacoal – RO. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3051-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador(a): Prof.ª M.ª Lucélia Largura do Valept_BR
dc.description.abstractA logística reversa de pós-venda é a área que trabalha com materiais que retornam à cadeia de distribuição com pouco ou nenhum uso. Este estudo teve como objetivo geral analisar os procedimentos logísticos na administração de avarias e trocas ocorridas no setor supermercadista de Cacoal. A pesquisa foi de caráter exploratório, método dedutivo e abordagem qualitativa. Tratou-se de um estudo de caso, com levantamento bibliográfico e entrevista. Foi utilizada análise do discurso, a partir de uma entrevista com o gerente de compras do supermercado pesquisado. Os dados coletados indicaram que o gerente compreende o conceito logística reversa apenas como devolução do produto. No gerenciamento das avarias recorre-se a um sistema de informatização automatizando o processo do diagnóstico e monitoramento das avarias e trocas. Nas práticas do processo reverso a empresa mencionou dificuldades com fornecedores que não assumem as avarias ou não flexibilizam prazos, as causas desses retornos são em sua maioria entrega invertida ou carga avariada. A partir da solicitação, a troca é realizada de 15 a 30 dias. O setor FLV3 é responsável pela maior incidência de perdas e prejuízos. Apesar de a empresa possuir um sistema que auxilia no processo reverso, ainda assim, falta nos registros os motivos pelas quais as avarias e trocas ocorrem. O benefício de conhecer a logística reversa de pós-venda com maior profundidade está no melhor uso desta ferramenta. Sugere-se então que o sistema seja adaptado para informar as razões das avarias e trocas para criar um histórico e possibilidades de minimização das mesmas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2020-10-13T15:55:37Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO CÉLIA 2017 (1).pdf: 388977 bytes, checksum: 77b81982bba609854bbb5a838d31a555 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2020-10-13T15:56:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO CÉLIA 2017 (1).pdf: 388977 bytes, checksum: 77b81982bba609854bbb5a838d31a555 (MD5)en
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dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectFornecedorpt_BR
dc.subjectAvariapt_BR
dc.subjectTrocapt_BR
dc.titleLogística reversa de pós-venda: um estudo de caso da gestão de avarias e trocas em um supermercado de grande porte de Cacoal – ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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