Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Linda Inês Maros de-
dc.date.accessioned2021-03-30T20:43:33Z-
dc.date.available2021-03-30T20:43:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. I. M. O ensino da matemática na formação inicial do pedagogo. 2020. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3124-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (monografia) apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob orientação do Prof. Me. Elihebert Saraiva.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca socializar como ocorre o processo de formação inicial do pedagogo em uma instituição federal de ensino superior localizada na cidade de Ariquemes/RO. O objetivo geral desse estudo é analisar como decorre a formação desses futuros professores no que tange a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, que estes lecionarão para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Por base teórica foram utilizados autores como Saviani (2007), Libânio (2002), Fiorentini (2008), Gatti e Nunes (2009) dentre outros, bem como algumas fontes dos ordenamentos legais como LDB, PCNs, BNCC e outros. Os passos metodológicos para o desenvolvimento dessa monografia se deram com uma abordagem qualitativa. Para a elaboração da fundamentação teórica utilizou-se da pesquisa bibliográfica nos autores e nos documentos ora supracitados. O passo seguinte a este se deu com a coleta de dados por meio de questionário contendo dez exercícios matemáticos e cinco perguntas de cunho descritivo. Com as informações colhidas em mãos, foi possível fazer uma análise dedutiva, verificando que as disciplinas de matemática ofertadas no curso, deixam uma lacuna na aprendizagem dos acadêmicos. Não os capacitam qualificadamente para assumirem o ensino dessa matéria nos anos iniciais de escolarização, estes saem do curso tendo uma grande defasagem em seu aprendizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-03-30T20:36:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_LINDA_INES.pdf: 2429316 bytes, checksum: c7329d2c495e3b5b5ae0ff784cdd0f2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-03-30T20:37:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_LINDA_INES.pdf: 2429316 bytes, checksum: c7329d2c495e3b5b5ae0ff784cdd0f2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T20:43:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_LINDA_INES.pdf: 2429316 bytes, checksum: c7329d2c495e3b5b5ae0ff784cdd0f2f (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectFormação - pedagogopt_BR
dc.titleO ensino da matemática na formação inicial do pedagogopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LINDA_INES.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.