Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3148
Título: Desempenho de ovinos suplementados com resíduo de cupuaçu (theobroma gandiflorum) em dois sistemas de produção
Título(s) alternativo(s): em pasto e confinamento na região central do Estado de Rondônia
Autor(es): Duarte, Jordan Maciel
Palavras-chave: Ovinocultura
Nutrição animal
Alimento alternativo
Resíduos de agroindústrias
Data do documento: 2020
Resumo: Alguns dos subprodutos oriundos das agroindústrias da fruticultura vem se tornando uma alternativa alimentar de baixo custo para a produção pecuária. Estes produtos apresentam elevado potencial para utilização como fonte energética em concentrados e reduz os custos de produção, estes alimentos podem ser utilizados na formulação de dietas para bovinos de corte, bovinos de leite, caprinos e ovinos buscando baixos custos e alta produção. Foram utilizados vinte ovinos sem raça definida, com peso médio inicial de 20 kg, distribuídos em 2 grupos de tratamentos: um grupo em sistema de pastejo continuo em pastagem de Panicum maximum cv. BRS Quênia e o segundo grupo recebendo silagem de milho ad libitum. Os dois grupos recebiam duas vezes ao dia o fornecimento de ração contendo em sua composição farelo de cupuaçu, farelo de soja e farelo de milho. Os animais foram avaliados durante 60 dias, pesados no início do experimento, aos 25, 40 e 60 dias de suplementação. Verificou-se que não houve diferença estatística significativa (p< 0,05) quanto ao sistema de criação, tendo em vista que os valores nutricionais obtidos tanto na espécie forrageira disponível para os animais no sistema a pasto quanto na silagem fornecida para os animais confinados foram muito próximos. Os sistemas de tratamentos não influenciaram no resultado final em relação ao ganho de peso dos animais. Os subprodutos originários das agroindústrias apresentam elevado potencial de uso em dietas destinadas a nutrição animal em virtude do seu valor nutricional e baixo custo de aquisição. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho zootécnico (ganho de peso, escore de condição corporal - ECC), o nível de infecção parasitaria de ovinos suplementados com semente de cupuaçu em pasto e confinamento e realizar análise dos custos de produção dos sistemas de alimentação.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Zootecnia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Presidente Médici, como requisito final para obtenção do grau de Bacharelado em Zootecnia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3148
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Final_JORDAN_corrigido_assinado_pela_banca.pdf886,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.