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dc.contributor.authorSilva, Wanessa Teixeira da-
dc.date.accessioned2021-05-21T12:31:19Z-
dc.date.available2021-05-21T12:31:19Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, W. T. A política de nucleação escolar rural e seu processo de implantação em Ji-Paraná, Rondônia (2000-2008). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3153-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros.pt_BR
dc.description.abstractO agrupamento de escolas rurais em escolas-núcleo e, posteriormente, em escolas-polo, no município de Ji-Paraná, constituiu uma política administrativo-pedagógica implantada pela municipalização para nucleação e polarização de escolas rurais. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo geral investigar esta política em escolas rurais no município de Ji-Paraná, estado de Rondônia. As indagações que suscitaram a pesquisa são: de que modo foi implementada a política de nucleação de escolas rurais em Ji-Paraná? A política de nucleação escolar foi instituída no contexto histórico brasileiro por meio de quais propósitos? Quais são as temáticas e especificidades da produção científica sobre política educacional de nucleação das escolas rurais em programas de Pós-Graduação em Educação? Quais são os modelos de organização das escolas rurais após a implantação da política de nucleação? A investigação é de abordagem qualitativa e contou com análise de fontes documentais e de campo e pesquisa bibliográfica, adotando-se como temas a melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, bem como o acesso e a permanência na escola. Foram coletados dados junto à Prefeitura Municipal de Ji-Paraná/RO, bem como realizadas entrevistas com professores que lecionam no meio rural. Como resultado, na unidade territorial em análise, averiguou-se o desenvolvimento do processo de nucleação e polarização que consistiu no fechamento de escolas rurais multisseriadas, agrupando-as em escolas centrais seriadas, a partir da política do governo municipal, com os argumentos de promoção de melhorias na qualidade do ensino e garantia de oportunidades iguais de acesso à educação independentemente da localidade de moradia daqueles que necessitam desse serviço essencial. Em consequência, conclui-se que, devido ao modelo implementado, foram fechadas 114 escolas rurais e seus alunos transferidos para nove instituições de ensino, chamadas de escolas-polo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-05-20T23:06:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_WANESSA_TEIXEIRA_DA_SILVA.pdf: 1365159 bytes, checksum: ec2398651b84e8a6ba858bc9c0b355ac (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-21T12:31:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_WANESSA_TEIXEIRA_DA_SILVA.pdf: 1365159 bytes, checksum: ec2398651b84e8a6ba858bc9c0b355ac (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectNucleaçãopt_BR
dc.subjectPolarizaçãopt_BR
dc.titleA política de nucleação escolar rural e seu processo de implantação em Ji-Paraná, Rondônia (2000-2008)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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