Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3156
Título: Distribuição espacial dos atributos físicos do solo em uma reserva biológica no Bioma Amazônia
Autor(es): Silva, Jheiny Oliveira da
Palavras-chave: Umidade
Densidade do solo
Porosidade total
Granulometria
Densidade da partícula
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Jheiny Oliveira da. Distribuição espacial dos atributos físicos do solo em uma reserva biológica no Bioma Amazônia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: As práticas de manejo dos solos na Amazônia consistem ainda na derrubada e posterior queima dessa biomassa. Essa é a maneira que os pequenos agricultores, que não possuem recursos para melhorar a qualidade do solo, aplicam como forma de manejo do solo. Tal prática ocasiona o empobrecimento do solo, o torna susceptível a erosão além de emitir gases de efeito estufa e o que leva a continuidade dessas práticas não sustentáveis é a ausência de estudos intrínsecos sobre os solos amazônicos implica na continuidade de práticas não sustentáveis no uso desse recurso natural, sendo assim, o presente estudo teve a finalidade de avaliar a distribuição espacial de atributos físicos do solo em uma reserva biológica no bioma Amazônia. A área de pesquisa é uma parcela permanente de 100 x 100 m e está localizada na Reserva Biológica do Jaru, Rondônia. Essa parcela permanente foi dividida em 25 subparcelas de 20 x 20 m. Foi confeccionado mapa do relevo local e as variáveis analisadas foram umidade, densidade da partícula, densidade do solo, porosidade total e granulometria. Os dados do solo foram submetidos a análises estatísticas descritivas e inferencial. As análises dos atributos físicos do solo na parcela permanente mostraram que a distribuição espacial das propriedades físicas não foi igual para as 25 subparcelas O relevo foi definido como plano ondulado com altitude média de 156 m, apresentando variações entre as subparcelas. A textura do solo é média e não houve diferença significativa (p-valor > 0,05) entre as subparcelas. A média da DS foi de 1,2 g cm-3e da PT 52%. Tais valores correspondem a um solo ideal para o desenvolvimento de plantas e evidenciam que o solo não está compactado. O valor médio de umidade foi de 21%, as subparcelas apresentaram diferenças significativas entre si. Portanto, conclui-se que o solo, nessa porção da Amazônia, pode apresentar variações em suas propriedades físicas mesmo em distâncias relativamente menores, como o desta pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de JiParaná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientador: Profa. Dra. Renata Gonçalves Aguiar
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3156
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jheiny_Oliveira_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.