Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3198
Título: Escola Cívico Militar: análise da proposta educacional em uma escola estadual de Ariquemes - Ro
Autor(es): Machado, Sávio Quirino
Palavras-chave: Educação
Escola Cívico Militar
Políticas Educacionais
Data do documento: 2021
Citação: MACHADO, S. Q. Escola Cívico Militar: análise da proposta educacional em uma escola estadual de Ariquemes - Ro. 2021. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: A presente pesquisa analisa os contextos políticos, históricos e educacionais das escolas militares a partir do período da ditadura Militar até os dias atuais. Deste modo, a presente pesquisa tem como propósito analisar a Escola Cívico Militar (ECIM) como proposta educacional, e que tem como objetivo geral analisar a referida proposta educacional em uma escola pública estadual de Ariquemes-RO. A problemática deste trabalho tem como fundamento entender como se dá processo educacional das Escolas Cívico Militares no Município de Ariquemes-RO. Buscando assim, compreender como se configura a proposta educacional das Escolas Cívico Militares e os desafios pedagógicos que os gestores militares enfrentam a frente das referidas escolas. Como metodologia da pesquisa, que ocorreu através da aplicação de questionários e entrevistas (abertas e fechadas) em uma Escola Cívico Militar Estadual de Ariquemes-RO. Sendo direcionada para os diretores da escola, bem como os coordenadores, os professores, alunos e comunidade. Faz-se importante ressaltar, que as informações coletadas foram analisadas a partir do método qualitativo, no intuito de compreender a diversidade de aspectos existentes no novo modelo educacional e, também, dos novos desafios que surgiram como produto de tais mudanças. Os resultados da pesquisa demonstraram que a gestão assume o principal desafio durante a mudança da escola pública tradicional para a implantação da ECIM, visto que, tal gestão é conduzida por um militar e uma vice civil e teve que adaptar a política educacional das forças armadas. A coordenação demonstrou não haver grandes mudanças na política educacional da escola com a transição. E que de acordo com a opinião dos professores, o processo educacional da escola em alguns aspectos não apresentou mudanças significativas, mas em outros aspectos, apresentaram resultados positivos, como por exemplo, na diminuição da violência, na melhora do comportamento e da organização e no respeito com os professores em sala de aula. Pelas avaliações dos alunos e da comunidade a avaliação foi muito positiva apresentando altos níveis de aceitação, sendo todos muito favoráveis a adaptação da escola pública antiga ao novo processo educacional oferecida pela ECIM de Ariquemes.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Hugo Athanásios Fotopoulos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3198
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Savio_Quirino_Machado.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.