Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3208
Title: Qualidade psicométrica de fidedignidade do teste educativo para a classe de controle de objetos
Authors: Oliveira, Rafael Douglas Costa de
Keywords: Desenvolvimento motor
Avaliação
Aplicativo
Issue Date: 2020
Citation: OLIVEIRA, R. D. C. de. Qualidade psicométrica de fidedignidade do teste educativo para a classe de controle de objetos. 2020. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Abstract: Estudos recentes revelam que a melhora no nível de desempenho das habilidades motoras fundamentais (HMF) depende do processo de avaliação. Apesar da importância da avaliação, professores relatam que as ferramentas existentes para avaliação das HMF possuem baixa praticidade (e.g. muito complexas ou demoradas) para seu dia a dia, inviabilizando a avaliação das HMF durante as aulas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a objetividade inter-avaliador e intra-avaliador do teste Educativo para as HMF da classe de controle de objetos. Para tanto, 35 indivíduos entre seis e 12 anos foram filmados executando seis HMF da classe de controle de objetos (receber, rolar, chutar, rebater, quicar e arremessar) e posteriormente analisadas por dois avaliadores, o avaliador ouro (criador do teste) e um segundo avaliador, que realizou um treinamento online antes da avaliação. O nível de desempenho nas HMF foi classificado em ouro (nível máximo de proficiência), prata (nível intermediário de proficiência) e bronze (nível inicial de proficiência). Para verificar a concordância inter-avaliador e intra-avaliador foi realizado o teste de Kappa de Cohen. Os resultados indicaram que todos os valores discordantes variaram entre ouro e prata e prata e bronze, nenhuma discordância considerada grave (entre ouro e bronze) foi encontrada. Assim os resultados desse estudo indicaram que o método de avaliação das habilidades motoras fundamentais de controle de objetos proposto pelo teste Educativo é rápido e apresenta boa objetividade inter-avaliador e intra-avaliador.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de grau superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. José Roberto de Maio Godoi Filho; Coorientador: Prof. Dr. Fernando Garbeloto dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3208
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VERSAO_CORRIGIDA_20210305.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.