Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3212
Título: Estudo de caso de duas pacientes submetidas a cirurgia bariátrica na cidade de Porto Velho - RO
Autor(es): Coutinho, Ezequiel de Lima
Palavras-chave: Atividade física
Estudo de caso
Cirurgia bariátrica
Data do documento: 2018
Citação: COUTINHO, E. de L. Estudo de caso de duas pacientes submetidas a cirurgia bariátrica na cidade de Porto Velho - RO. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Dentro do conceito biomecânico, podemos compreender como Atividade Física todo movimento muscular que o corpo humano desempenha, no qual se exija gasto energético para realizá-lo. E quanto aos benefícios da Atividade Física podemos citá-la como método auxiliar importante no processo de emagrecimento, inclusive é indicada na intervenção de pacientes pós-bariátricos para acelerar a perda de peso. A cirurgia bariátrica é o ramo da medicina que cuida do controle de peso, incluindo a gastroplastia, que é um procedimento cirúrgico no qual o tamanho do estômago é reduzido. O objetivo do presente estudo foi descrever as características de duas pacientes submetidas à cirurgia bariátrica e evidenciar a importância da Atividade Física como método auxiliar no processo de emagrecimento das pacientes na cidade de Porto Velho – RO. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi realizado no segundo semestre de 2018, com duas pacientes, ambas de sexo feminino, que foram submetidas ao procedimento cirúrgico bariátrico para redução de medidas. Encontramos como resultados em relação à prevalência das comorbidades pós-operatórias, que a mais prevalente entre as pacientes é relacionada a inflamações articulares nos membros inferiores. O presente estudo verificou que a paciente A classificou-se como “obeso grau II” e a paciente B apresentou “sobrepeso”, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde, segundo IBGE (2002). E ainda a paciente A apresentou risco para co-morbidades de moderado – alto, enquanto a paciente B apresentou risco para co-morbidades aumentado. Portanto, percebemos que as duas pacientes possuem uma grande propensão a doenças, e a alta na prevalência do risco de co-morbidades das pacientes deve ser justificada pelo fato dessas doenças estarem associadas ao IMC elevado. Concluímos que a cirurgia bariátrica demonstrou ser um procedimento eficaz no tratamento da obesidade mórbida e até no controle de co-morbidades. No entanto, a cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que não auxilia como método de manutenção da saúde. Esses dados reforçam a importância do trabalho do profissional de Educação Física quanto às orientações em relação à prática regular de Atividade Física, para o paciente bariátrico no período pós-operatório, sendo extremamente favorável a esses pacientes uma proposta de acompanhamento de treino que trabalhe essas questões físicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título gradução superior em Educação Física. Orientadora: Profª Me. Eurly Kang Tourinho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3212
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EZEQUIEL_MONOGRAFIA___ESTUDO_DE_CASO_DE_PACIENTES_SUBMETIDAS_A_CIRURGIA_BARIATRICA.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.